Seis mil idosos podem ter benefício assistencial cancelado, diz Semas
Levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social aponta que apenas 10% do público realizou o recadastro
Seis mil idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), em Maceió, podem ter o auxílio cancelado caso não façam o recadastro a tempo. A informação é da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
O levantamento do órgão aponta que atualmente, apenas 10% do público do BPC, que precisa ser inserido no Cadastro Único para programas sociais este ano, regularizou a pendência. A revisão cadastral encerra dia 31 de dezembro deste ano e quem perder o prazo terá o benefício, de um salário mínimo, cancelado.
Os idosos que são beneficiários do programa assistencial BPC estão sendo convocados para reavaliação do benefício e inscrição no CadÚnico. A revisão cadastral atende determinação do Decreto nº 8.805/2016, que tornou obrigatória a inscrição de beneficiários e requerentes e de suas famílias no Cadastro Único para concessão e manutenção do BPC – também conhecido como aposentadoria do LOAS.
Em Maceió, 9.190 idosos são beneficiários do BPC. Deste total, 6 mil idosos precisam ser inseridos no CadÚnico, mas até o momento, cerca de 10% do público alvo regularizou a pendência.
“Estamos intensificando os trabalhos de busca ativa através dos Cras [Centro de Referência de Assistência Social] para que estes idosos não percam o prazo. Ampliamos ainda os locais de atendimento para as unidades do CadÚnico e alertamos que estes idosos precisam procurar o quanto antes fazer a revisão cadastral para não perder o benefício”, destacou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.
Para a revisão cadastral e inserção no CadÚnico, o beneficiário precisa apresentar original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contra-cheque (principalmente, sendo servidor público), certidão de casamento ou divórcio, certidão de óbito (do integrante falecido) dos integrantes adultos da família, certidão de nascimento, cartão de vacina (0 a 7 anos), declaração da escola (6 a 17 anos) e a declaração do Conselho Tutelar ou Termo de Guarda para os responsáveis dos menores, caso o pai ou mãe não integrem a família.
Quem tem direito ao BPC
Pessoas com deficiência ou idosas, com 65 anos ou mais, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho, que comprovem não possuir meios de suprir suas necessidades e de sua família, têm o direito a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esse benefício assistencial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) garante um salário mínimo, visando ofertar condições básicas para uma vida digna.
Para receber o benefício é preciso também ter renda familiar mensal de um quarto do salário mínimo vigente, por integrante da família, e não ser beneficiário de outros programas de complementação de renda, como pensões e outros benefícios. A renda mensal familiar é a soma total da renda bruta no mês de todos aqueles que compõem a família, dividida pelo número de seus integrantes. Agora, o requerente deve está inscrito no Cadastro Único, com os dados atualizados. Famílias com crianças com microcefalia também podem ser incluídas nesse programa.
Confira os endereços para inscrição no CadÚnico:
Sede do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família – Rua Barão de Atalaia, 753, Poço;
Unidade descentralizada do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família Benedito Bentes – Quadra P, sem número, Conjunto Residencial Selma Bandeira (na segunda rua à esquerda, após a Base Comunitária da Polícia Militar)
Unidade descentralizada do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família Prado – Avenida Amazonas, 90, Prado (em frente a Praça da Faculdade).
Cras Área Lagunar – Rua Agnelo Barbosa, 527, Prado;
Cras Denisson Menezes – na Avenida Alice Caroline, número 43, Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, Vilage Campestre II;
Cras Pitanguinha – na Rua Cônego Tobias, sem número, Pitanguinha;
Cras Sônia Sampaio – Rua Jarbas Andrade, número 119, COHAB, Jacintinho.
Cras Terezinha Normande – Rua Jose Jorge de M. Gonçalves, s/n Conj. José da Silva Peixoto – Jacintinho;
Cras Santos Dumont – Rua Roldão de Siqueira Fortes, 710 – Santos Dumont, Maceió-AL (Antiga Choparia / Corredor de ônibus);
Cras Cidade Sorriso – Conjunto Residencial Cidade Sorriso I (Verdejantes II) Benedito Bentes;
Cras Bebedouro – Rua Marquês de Abrantes s/n Bebedouro (Antiga Granja).
Os atendimentos acontecem de 8h às 16h.
Veja também
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
