Entidades pedem prisão de reitora e gestores da Ufal
Motivo é descumprimento de mandado de segurança que pede a incorporação de reajustes aos salários dos servidores
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) e da Associação dos Docentes (Adufal) solicitaram à Justiça a prisão da reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, do vice-reitor, José Vieira da Cruz, além dos diretores dos Departamentos de Administração de Pessoal (DAP). O motivo é o descumprimento de um mandado de segurança que determina a incorporação de reajustes aos salários dos servidores, em folha que fecha nesta sexta-feira (15).
"Resta clarividente a conduta indecorosa de resistência ao cumprimento da ordem judicial emanada desse Juízo, fato que desde o primeiro momento se sentiu, quando da adoção de manobra escusa, em flagrante violação ao Estado Democrático de Direito. Com efeito, adotou-se o ardil e o trejeito de apoiar-se em burocracia interna do sistema de pagamento para transpor o período de composição da respectiva folha, o que se lhes eximiria de responsabilidade", diz trecho do requerimento.
O documento solicita ainda o afastamento dos envolvidos e que seja determinada a "implantação imediata, ainda antes do fechamento da folha, uma vez que todos os dados cadastrais já foram realizados".
O outro lado
Em nota publicada ontem (14), a reitoria da Ufal informou que já concluiu o cadastramento dos servidores para a inserção das rubricas judiciais. Informou também que, em razão do Mandado de Segurança Coletivo nº 0801135-30.2019.4.05.8000, decisão de 12/03/2019, mas, recebida em 13/03/2019, a Ufal de imediato encaminhou à Procuradoria Federal (PF) da instituição para providenciar o Parecer de Força Executória junto à Advocacia-Geral da União (AGU). Somente na quinta-feira (14), a PF/Ufal encaminhou a solicitação à AGU.
"Dessa forma, a Universidade está condicionada ao Parecer de Força Executória-AGU - para que o Departamento de Administração de Pessoal (DAP) possa efetuar as providências cabíveis, o que até a publicação desta nota, não aconteceu", diz trecho da publicação.
Sobre o pedido de prisão, o 7Segundos aguarda a divulgação de uma nota da Ufal.
Veja também
Últimas notícias
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Jovem fica ferido após cair de moto no Bosque das Arapiracas
Kel Ferreti apela ao Judiciário para não voltar a ser preso
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Pam Salgadinho disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
