CEI do Pinheiro define agenda de trabalho em primeira reunião nesta segunda
A convite de senador, integrantes da Comissão vão participar de audiência em Brasília
Uma visita nesta terça-feira (19) à Defesa Civil de Maceió, a partir das 10h, e participação em Audiência Pública no Senado Federal, em Brasília, na próxima quinta-feira (21), serão os dois primeiros atos oficiais da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Maceió, instalada nesta segunda-feira (18), para investigar os motivos que levaram ao afundamento, rachaduras e fissuras em imóveis e vias do bairro do Pinheiro e localidades adjacentes.
No retorno dos membros da comissão a Maceió, após audiência na capital federal, será a vez de a CEI se reunir com a comissão de promotores do Ministério Público Estadual (MPE-AL) para tratar também do assunto. Na oportunidade, será convocado o coordenador das pesquisas no bairro e membro do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Thales Sampaio, e convidado o representante da Defesa Civil da capital, Dinário Lemos.
Presidida pelo vereador Francisco Sales (PPL), a CEI é composta, também, por José Márcio Filho (PSDB), relator; Silvania Barbosa (PRTB), secretária; Chico Filho (Progressitas), relator substituto; Luciano Marinho (Podemos), secretário substituto; Samyr Malta (PTC) e Maria Aparecida (DEN), membros.
“Foi uma reunião de instalação dos trabalhos e, por sinal, bastante proveitosa. Definimos os primeiros passos que a CEI vai tomar, com calendário já para esta semana. O objetivo é investigar sem fazer pré-julgamentos. Porém, a situação no Pinheiro e bairros próximos como Mutange e Bebedouro não é nada boa, como todos sabem. A Câmara, com essa CEI, tem como objetivo se inteirar dos fatos e obter informações oficiais sobre o que realmente está acontecendo há mais de um ano naquela região. Vamos a Brasília a convite do senador por Alagoas, Rodrigo Cunha (PSDB), fazer parte da audiência pública que também vai debater os problemas do Pinheiro”, declarou o presidente da comissão, Francisco Sales.
“Mais uma vez, a Câmara cumpre seu papel como interlocutora da população, principalmente em um caso que tem chamado a atenção de todo Brasil. Ali, são mais de 20 mil moradores, e muitos deles já tiveram que deixar suas casas e fechado fechar pontos comerciais. A CEI está instalada visa ter acesso às informações oficiais sobre o que aconteceu e o que deve ser feito a partir do que se detectar como causa”, disse o relator José Márcio Filho.
“Esses passos definidos na reunião de instalação da CEI são muito importantes. O Legislativo também tem como parceiro o MPE, na pessoa do Procurador-geral Alfredo Gaspar de Mendonça. Quando nos reunimos como ele na semana passada, ficou acordado que a CEI e a comissão do Ministério Público iriam se reunir para trabalhar juntas, e isso vai acontecer”, comentou Chico Filho.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
