Sesau e Ipaseal avançam no pagamento de repasses a hospitais de Alagoas
Em audiência, Secretaria de Saúde informou ao MPT que quitará, até 25 de março, todos os passivos em atraso de 2018.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores de Alagoas (Ipaseal) apresentaram ao Ministério Público do Trabalho (MPT), em audiência realizada nesta sexta-feira, 22, avanços no pagamento de repasses em atraso a hospitais do Estado. O MPT medeia o acordo junto ao poder público, hospitais e sindicatos de trabalhadores para evitar atrasos salarias, de férias e de outros encargos a empregados das instituições hospitalares.
De acordo com o secretário da Pasta da Saúde, Alexandre Ayres, os pagamentos de janeiro de 2019 já foram quitados, enquanto que a última parcela referente aos repasses de 2018 será paga até a próxima segunda-feira, 25 de março. Os recursos financeiros em atraso – cuja dívida foi reduzida para cerca de R$ 6 milhões, segundo a Sesau – correspondem às despesas dos hospitais por meio dos serviços ofertados a usuários do Sistema Único de Saúde.
Já o Ipaseal Saúde deverá pagar a seus credenciados - pessoas físicas e jurídicas -, até o dia 20 de cada mês, os repasses com o atendimento aos beneficiários do plano. De acordo com o presidente do Ipaseal, José Ediberto de Omena, a instituição irá realizar um levantamento - solicitado pelo Governo do Estado - de todas as contas auditadas de pessoas físicas e jurídicas, para dar prosseguimento à quitação dos débitos.
O Hospital Vida, uma das instituições que tiveram dificuldades para manter a folha de pagamento de trabalhadores e fornecedores em dia, devido ao atraso nos repasses, reconheceu os avanços na resolução das questões a partir do processo de mediação. Na audiência desta sexta-feira, o Ipaseal informou que deverá quitar a segunda parcela de repasse mensal em débito ao hospital. Já um débito do Ipaseal no valor de R$ 400 mil, do ano de 2014, está incluso no levantamento solicitado pelo governo para pagamento futuro.
Para o procurador do MPT Cássio Araújo, que conduz a mediação, a Sesau e o Ipaseal evoluíram bastante desde a última audiência, o que foi muito positivo, devendo, contudo, concluir o levantamento e o pagamento das pendências existentes. “Com a regularização dos débitos, os hospitais devem resolver todas as pendências com os seus trabalhadores, que são, em última análise, os que realizam os serviços de saúde, imprescindíveis para toda a população”, disse o procurador.
Na próxima audiência, marcada para 9 de julho, o MPT aguarda que o Ipaseal Saúde apresente uma solução dos débitos que ainda estiverem pendentes com os hospitais.
Últimas notícias
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania
Junqueiro realiza abertura da 15ª Semana do Bebê

Macron é barrado em rua de NY para passagem de comitiva de Trump e liga para o presidente dos EUA

Estátua da Havan é destruída após incêndio em Petrolina, PE

Receita libera consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2025

PM se prepara para 2ª edição de Torneio de Abordagem Policial em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
