Deputada protocola projeto para estabelecimentos inserirem símbolo do autismo
Caso locais não cumpram com a lei, eles devem sofrer sanções ou multas

A deputada estadual Fátima Canuto (PRTB) protocolou na Assembleia Legislativa nessa terça-feira (26) um Projeto de Lei pedindo a obrigatoriedade de os estabelecimentos públicos e privados do Estado inserirem nas placas de atendimento prioritário, o símbolo mundial do autismo.
No PL, os estabelecimentos públicos e privados devem inserir o símbolo mundial de conscientização do Transtorno Espectro Autista. Caso esses locais não cumpram com a lei, eles devem sofrer sanções e multas a serem regulamentadas pelo Poder Executivo.
A parlamentar explicou que o Transtorno Espectro Autista engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente, por uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamento repetitivos e estereotipados.
“O projeto tem grande relevância social e as características físicas são imperceptíveis, podendo os portadores serem confundidos com pessoas tímidas, razão pela qual a inserção do Símbolo Mundial do Autismo deve ser incluída nas placas de atendimento prioritário”, explicou Fátima Canuto.
O Município de Maceió já tem uma lei que foi aprovada na Câmara de Vereadores em 2018. Segundo a deputada Fátima Canuto, é importante que a lei também seja na esfera estadual para que seja dada atenção necessária sobre o assunto e para conscientizar as pessoas que frequentam os estabelecimentos privados e públicos.
“Com a lei vamos oferecer agilidade e conforto no atendimento a pessoas com autismo, além de segurança para os familiares”, finalizou a parlamentar.
Veja também
Últimas notícias

Promessa da natação, adolescente fica paraplégico após acidente em competição na Argentina

Lula diz que vai a enterro de Mujica: ‘Espera que a carne se vá, mas as ideias fiquem’

Novo tipo de golpe com IA usa sua voz e dados contra você

Mais um policial militar reformado é baleado em Maceió; buscas pelo suspeito continuam

Rodrigo Cunha: duplicação da Durval de G. Monteiro deve reduzir em até 50% tempo de deslocamento entre o Ibama e o Viaduto da PRF

Os jovens pedem conselhos de vida ao ChatGPT, diz Sam Altman
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
