Novo golpe no OLX: mais casos são registrados pela Polícia Civil
Na nova modalidade do golpe, o estelionatário clona um anúncio de um veículo que existe, normalmente publicado em sites de venda como OLX
O delegado Ricardo Menezes, do 2º Distrito da Capital, revelou nesta quarta-feria (3) que vem recebendo a denúncia de pelo menos um caso por semana do novo golpe de estelionato, que vem sendo aplicado por meio de anúncio de venda clonado, publicado no OLX.
Na terça-feira (2), o delegado Leonardo Assunção, do 1º Distrito da Capital, já havia alertado sobre o aumento desses casos, informando que pelo menos cinco deles haviam sido registrados nos últimos 30 dias, em sua delegacia.
Na nova modalidade do golpe, o estelionatário clona um anúncio de um veículo que existe, normalmente publicado em sites de venda como OLX, mas com um valor inferior e seus dados para contato.
Ricardo Menezes explica que o comprador, interessado pelo preço, entra em contato com o estelionatário que age como se fosse um intermediário do verdadeiro vendedor. A cada um deles, o golpista afirma que o outro tem uma dívida com ele e os convence de não conversarem sobre valores quando for feita a visita para ver o veículo. E chega a dizer ser parente do verdadeiro vendedor.
Assim que o negócio é fechado, o intermediador informa ao comprador a conta bancária para depósito, e insiste que este depósito seja feito rapidamente.
Geralmente, o dinheiro chega à conta e, somente aí o golpe é descoberto, pois o comprador verifica que o depósito não foi realizado em nome do verdadeiro vendedor e sim de um integrante da quadrilha de estelionatários.
O estelionatário nunca está presente durante as intermediações. “Ele liga, manda mensagens pelo WhatsApp, mas nunca aparece”, explicou.
Os números de telefones utilizados pelos golpistas são de Alagoas, mas as contas utilizadas para os depósitos, em nome de laranjas, são normalmente do Mato Grosso do Sul e também de Goiás, o que dificulta as investigações.
“Recomendo que as pessoas tenham muito cuidado nas compras feitas através dos sites de venda na internet. Desconfiem sempre de preços baixos, inferiores aos de mercado, e nunca façam depósitos a não ser na conta do verdadeiro vendedor do veículo. Se desconfiar de alguma coisa procure sempre a polícia”, completou Ricardo Menezes.
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
