?Banco Bradesco deve indenizar mulher que ficou na fila por mais de 2 horas
Lei Municipal estabelece limite de 20 minutos de espera em dias úteis normais
A Vara única de Santa Luzia do Norte condenou o Banco Bradesco a pagar uma indenização de R$ 2 mil por danos morais a uma mulher que passou 2 horas e 18 minutos na fila de atendimento. A decisão do juiz Sandro Augusto dos Santos foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (4).
Segundo a decisão, a mulher chegou ao banco às 14h09 no dia 6 de março de 2017, vindo ser atendida às 16h27. O banco réu alegou, em sua defesa, que não existe responsabilidade civil nesse caso, e que não há comprovação de prejuízos causados a mulher.
A cliente do banco comprovou a demora com a senha de atendimento do caixa e o registro da hora do atendimento, constatando a demora e o desrespeito à Lei Municipal 5.516/2006, que estabelece o limite de 20 minutos de espera em filas de bancos para dias úteis normais, e 30 minutos nas vésperas ou dias seguintes a feriados.
Para o juiz, a demora foi suficiente para causar um forte desconforto psíquico na mulher, o que configura o dano moral, de acordo com a posição adotada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
“Tal período de tempo configura uma espera excessiva, a qual, conforme o entendimento do STJ, é causa de danos extrapatrimoniais, restando demonstrado o nexo de causalidade entre a conduta da ré e a perda de tempo útil da autora”, diz a decisão.
Entretanto, o magistrado salienta que apenas “o fato de existir uma lei municipal estabelecendo um limite de espera em fila de banco não é suficiente para gerar o direito à indenização quando não cumprida. É necessário que a demora seja excessiva ou que o requerente comprove outros constrangimentos”.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
