?Banco Bradesco deve indenizar mulher que ficou na fila por mais de 2 horas
Lei Municipal estabelece limite de 20 minutos de espera em dias úteis normais

A Vara única de Santa Luzia do Norte condenou o Banco Bradesco a pagar uma indenização de R$ 2 mil por danos morais a uma mulher que passou 2 horas e 18 minutos na fila de atendimento. A decisão do juiz Sandro Augusto dos Santos foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (4).
Segundo a decisão, a mulher chegou ao banco às 14h09 no dia 6 de março de 2017, vindo ser atendida às 16h27. O banco réu alegou, em sua defesa, que não existe responsabilidade civil nesse caso, e que não há comprovação de prejuízos causados a mulher.
A cliente do banco comprovou a demora com a senha de atendimento do caixa e o registro da hora do atendimento, constatando a demora e o desrespeito à Lei Municipal 5.516/2006, que estabelece o limite de 20 minutos de espera em filas de bancos para dias úteis normais, e 30 minutos nas vésperas ou dias seguintes a feriados.
Para o juiz, a demora foi suficiente para causar um forte desconforto psíquico na mulher, o que configura o dano moral, de acordo com a posição adotada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
“Tal período de tempo configura uma espera excessiva, a qual, conforme o entendimento do STJ, é causa de danos extrapatrimoniais, restando demonstrado o nexo de causalidade entre a conduta da ré e a perda de tempo útil da autora”, diz a decisão.
Entretanto, o magistrado salienta que apenas “o fato de existir uma lei municipal estabelecendo um limite de espera em fila de banco não é suficiente para gerar o direito à indenização quando não cumprida. É necessário que a demora seja excessiva ou que o requerente comprove outros constrangimentos”.
Veja também
Últimas notícias

Casal regulariza fornecimento de água em povoados de Delmiro Gouveia

Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido em Maragogi

Crescimento moderado do consumo no primeiro trimestre coloca Maceió acima da média naciona

Camila Lima deixa Secretaria de Turismo de Maragogi

Seminário sobre saúde mental promovido pelo Corpo de Bombeiros orienta pais de crianças atípicas

Silêncio de Lira deve acelerar ida de Carlos Gonçalves para o grupo de Renan Calheiros
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
