Audiência pública discute implantação de centros de pistas em Maceió
Detran deverá receber doação de terreno para a criação de uma pista de treinamento
Debater a problemática de treinamento de direção veicular e a implantação de centros de pistas em Maceió foi o objetivo da audiência pública realizada nesta sexta-feira (5), no Plenário Silvânio Barbosa, em Jaraguá. A iniciativa foi do vereador Luciano Marinho (PODEMOS).
Entidades como a Smtt, DETRAN, Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, Conselho Estadual de Trânsito e proprietários de autoescolas estiveram presentes na sessão.
João Batista, presidente do SindCFC, expôs a necessidade da criação de pistas adequadas para o desenvolvimento de aulas práticas. “Em 1997 só existiam 14 CFCs aqui em Maceió e hoje já temos 43 credenciados ao DETRAN/AL. Apesar do aumento do número desses centros, ainda temos locais de aulas práticas improvisados e desprovidos de qualquer estrutura e segurança para os condutores e alunos. É preciso que sejam desenvolvidos espaços voltados à formação desses alunos, tanto na parte alta, quanto na parte baixa da capital” declarou.
Para Ylvania Martins, proprietária de CFC, as condições de trabalho a que condutores e alunos se submetem são extremamente precárias “Eu preciso disponibilizar filtro solar para meus alunos, já que eles ficam expostos ao sol por tanto tempo. Os instrutores da minha autoescola já foram assaltados e estão, diariamente, suscetíveis a esse tipo de violência. O DETRAN precisa firmar uma parceria maior com o Sindicato para que juntos possamos dar uma condição mais digna de trabalho para todos os envolvidos” afirmou.
TERRENO - Antônio Monteiro, representante do DETRAN, frisou a iniciativa da Companhia Alagoana de Recursos Humanos e Patrimoniais em ceder um novo terreno, localizado na parte alta de Maceió, para a formação dos condutores em um espaço adequado e de qualidade. Além disso, ele ressaltou a necessidade da união das autoridades para resolver essa problemática de treinamento de direção veicular da capital.
Representante da SMTT, Fábio Torres falou da importância de trazer essa discussão para a Câmara, mas deixou claro que, não importa somente a criação de um melhor espaço para as autoescolas realizarem as aulas práticas, mas também a atenção dos condutores à educação no trânsito para que haja mais segurança nas vias em Maceió e menos acidentes.
No encerramento da sessão, o vereador Luciano Marinho ressaltou que vai apresentar o que foi discutido na audiência aos demais vereadores e que a Câmara Municipal continuará contribuindo para a melhoria na formação de condutores da capital.
Veja também
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
