Alagoas alcança maior redução de homicídios dos últimos anos, diz SSP
Balanço de ocorrências foi apresentado em coletiva à imprensa, nesta terça (9)

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) encerrou o primeiro trimestre de 2019 com o menor número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) dos últimos oito anos. O balanço das ocorrências foi apresentado pelo governador Renan Filho (MDB) e o secretário da SSP/AL, Lima Júnior, em coletiva à imprensa, na manhã desta terça-feira (9). Na ocasião, o chefe do executivo estadual também lançou o aplicativo de consultas de informações policiais, o Quimera.
Os crimes de homicídios, latrocínio e lesão corporal seguida de morte registrados entre os meses de janeiro e março deste ano tiveram redução de 26,8%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da SSP, Alagoas registrou 101 CVLIs no primeiro trimestre deste ano, enquanto que em 2018 o mesmo período contabilizou 138. "Com o fortalecimento das políticas de prevenção e educação, certamente iremos baixar esses números", avaliou Renan Filho.
Na ocasião, o secretário da SSP, Lima Júnior comemorou os resultados. "Você vencer o melhor resultado da história é uma missão muito mais difícil do que antes. Evidentemente que a segurança pública através da política de segurança, de integração, de fortalecimento e de integração das inteligências e da reestruturação da segurança pública, você espera grandes resultados. Isso demonstra que a população está nos ajudando muito, através do 181", disse.
Maceió
No mês de março, Maceió registrou 28 CVLIs (com três resistências). Uma redução de 37,7% das ocorrências em comparação com o mesmo período do ano passado. Com relação aos roubos de coletivos, Maceió fechou março deste ano com 13 ocorrências. Uma redução de 68,3% se comparado com o mesmo período de 2018, que registrou 41 assaltos.
Aplicativo Quimera
O aplicativo Quimera foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para proporcionar aos policiais mais facilidade e agilidade na consulta de informações sobre pessoas e veículos durante ocorrências e outras ações operacionais. A ferramenta integra os bancos de dados da Segurança Pública; e dessa forma, os policiais poderão levantar fichas criminais em tempo real durante as abordagens.
"É um passo importante para auxiliar o policial civil, militar e o perito oficial no exercício de seu trabalho. Ao invés do policial ser obrigado a fazer ligação de celular, ou tá falando por rádio, ele vai ter num banco de dados todas as informações necessárias a respeito do que aconteceu, anteriormente, em ocorrências e ações operacionais", enfatizou Renan Filho.
Veja também
Últimas notícias

Governador cria Prêmio Escola 10, que reconhece municípios com melhores indicadores educacionais

Defesa Civil de Arapiraca recebe novos equipamentos para prevenção de desastres

Governo de Alagoas comemora chegada de empreendimento de quase R$ 100 mi ao Sertão

Ronda no Bairro intensifica ações sociais e de segurança durante o fim de semana

Polícia Civil apreende jovem suspeito de envolvimento em homicídio na Pajuçara

Mulher é presa por falsificar decisão judicial para obter distintivos policiais
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
