Segurança Pública não registra casos de feminicídio no Carnaval 2019
Balanço das ocorrências foi apresentado em coletiva à imprensa, nesta sexta (8)
A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) encerrou o Carnaval de 2019 sem nenhum caso de feminicídio registrado no Estado. O resultado é fruto de um trabalho integrado de prevenção e fortalecimento de políticas públicas de combate à violência doméstica contra a mulher. O balanço das ocorrências durante o período carnavalesco foi apresentado pelo governador Renan Filho (MDB) e o secretário da SSP/AL, Lima Júnior, em coletiva à imprensa, na manhã desta sexta-feira (8).
Das 18h da sexta-feira (1º) às 12h da quarta-feira de cinzas (6), foram contabilizados 58 casos de agressão contra a mulher. Na ocasião, Renan Filho aproveitou para reforçar que o número de denúncias por parte da mulher vem crescendo. “Antigamente sequer as autoridades sabiam que a mulher era agredida. Nós pedimos que a mulher já na primeira agressão, mesmo que seja verbal, já comunique à SSP”, comunicou o chefe do Executivo.
Em relação ao número de homicídios, registrados no período carnavalesco em Alagoas, a SSP registrou 20 casos. A redução foi de 28,6% em relação ao ano passado, quando foram praticados 28 crimes. Maceió foi a cidade que registrou o maior número de crimes violentos letais, durante os festejos de Momo: cinco. Por outro lado, também houve uma queda no número de assaltos a ônibus na capital. Nos seis dias de folia, foram praticados seis assaltos. A maior queda desde 2012.
Operação Carnaval
Ao todo, 8.650 agentes da segurança pública, entre policiais civis e militares, delegados, escrivães, bombeiros e peritos participaram da Operação Carnaval 2019. A Polícia Militar atendeu 641 ocorrências (destas, a maioria - 131 - referente à perturbação do sossego alheio). Já a Polícia Civil registrou 830 boletins de ocorrências (118 referentes a perda ou extravio, 127 de furto e 119 de roubo).
O Corpo de Bombeiros (CBMAL) também participou da operação e realizou 9.430 ações preventivas nas praias alagoanas. Foram 13 referentes à crianças perdidas e encontradas; 13 incêndios; 61 atendimentos pré hospitalares, 27 buscas e salvamentos, 23 atividades de prevenção e dois resgates de afogamentos.
Veja também
Últimas notícias
Homem é socorrido após queda grave em shopping de Maceió
Dantas reassume governo hoje e tem agenda com ministro de Lula em Maceió
Novos semáforos na parte baixa começam a funcionar neste sábado (13)
Adolescente foge de casa e pede ajuda após ser impedida pelo marido em Penedo
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Projeto que leva água para comunidades do Sertão de AL realiza ‘treinão’ em Maceió para arrecadas fundos
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
