Em visita ao local, Prefeito anuncia data de entrega de Centro Pesqueiro
Estrutura promete valorizar o trabalho desenvolvido pelos pescadores da capital
O prefeito Rui Palmeira anunciou, na noite desta segunda-feira (15), que o Centro Pesqueiro de Jaraguá deve ser entregue no dia 06 de maio. Acompanhado de secretários municipais, o gestor vistoriou o local e ressaltou que a entrega do equipamento público vai valorizar o trabalho desenvolvido pelos pescadores da capital.
“Será um ganho para a comunidade que vai ter o Mercado do Peixe com todo o padrão de qualidade com fábrica de gelo, estaleiro para os barcos e depósito para o material de pesca. Vai ser algo totalmente voltado para a comunidade pesqueira, mas ganha a cidade com um novo espaço turístico”, frisou o prefeito.
“Vamos trazer para cá todos que trabalham no atual Mercado do Peixe aqui em Jaraguá e eles terão toda a estrutura para servir bem o maceioense e o turista”, acrescentou Rui Palmeira.
O local, antes ocupado por entulhos, esgoto a céu aberto e famílias vivendo em condições precárias, agora conta com uma estrutura que vai valorizar o trabalho desenvolvido pelos pescadores. Elaborado em parceria com os moradores da antiga Favela do Jaraguá, que foram transferidos para o Residencial Vila dos Pescadores, no bairro Sobral, o projeto beneficia a quem tem na pesca a principal atividade de sobrevivência.
Estrutura
O Centro Pesqueiro terá depósitos, estaleiros, mercado de peixe (com área de vendas e armazenamento), lanchonete, fábrica de gelo, oficinas – fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e conserto de leme e elétrica para barco e motor para barco, sorveteria e muito mais. Além disso, cerca de mil empregos serão gerados, aquecendo o mercado de trabalho no setor. O local já ganhou um sistema de iluminação, instalado pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).