Facebook anuncia ferramentas para reduzir 'conteúdo problemático' de grupos
O plano envolve remover conteúdo que viola as políticas do Facebook.

O Facebook anunciou novas funcionalidades para evitar a disseminação de conteúdo problemático nas redes sociais da empresa na última semana. As medidas são parte da estratégia “remover, reduzir e informar”, lançada pela plataforma em 2016, após as eleições americanas. O plano envolve remover conteúdo que viola as políticas do Facebook, reduzir a disseminação do conteúdo problemático (mas que não viole os termos), e informar as pessoas com conteúdo adicional ao que aparece no feed.
Uma das principais novidades entre as medidas anunciadas pelo Facebook é a redução do alcance de grupos que repetidamente disseminarem conteúdo falso. A veracidade das informações será atestada por checadores independentes. A funcionalidade já foi implantada para usuários do mundo inteiro e a limitação à circulação de conteúdo considerado inapropriado também vale para o Instagram. Outra mudança é a implementação de um sinal para avisar que o conteúdo recebe uma quantidade desproporcional de atenção no feed do Facebook em relação ao seu desempenho fora da rede, funcionando como indicador de que a informação é de baixa qualidade.
Ainda em relação à qualidade das informações oferecidas aos usuários, o Facebook se comprometeu a fazer parcerias com especialistas de fora para descobrir novas formas de combater as notícias falsas de maneira mais rápida. A preocupação é que não há fact-checkers suficientes para investigar a veracidade de todas as informações duvidosas, sendo necessário desenvolver outras estratégias. A empresa menciona a possibilidade de desenvolver um sistema para isso e promete compartilhar as atualizações com o público.
Há outras ferramentas em teste nos Estados Unidos, como a possibilidade de oferecer a opção de contexto para imagens, trazendo informações adicionais sobre o conteúdo que os usuários recebem no feed. Relacionado ao botão de contexto, o Facebook já implementou indicadores de confiança sobre a publicação no conteúdo em inglês e em espanhol. A empresa também prometeu adicionar, em breve, mais informações sobre a qualidade de uma página e permitir que os usuários removam todas as postagens e comentários que fizeram em um grupo depois de sair deles.
Veja também
Últimas notícias

Investigação da PF que afastou vereador de Maceió é relacionada ao pleito de 2020

Collor preso: ex-presidente continua tendo benefícios vitalícios; veja quais

Bebê 'amostradinho' rouba a cena e revela o sexo antes do chá revelação

Filho encontra bilhete premiado da mãe três dias após a morte dela

Leonardo Dias reforça compromisso com a Educação:

Siderlane Mendonça é afastado da Câmara de Maceió; Caio Bebeto assume vaga do vereador
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
