Alagoas fortalece programa de proteção a crianças e adolescentes ameaçados de morte
PPCAAM tem por objetivo preservar a vida de crianças, adolescentes, e jovens de até 21 anos

Criado no âmbito nacional, em 2003, o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) foi retomado em Alagoas e passou a ser intensificado, desde o início deste ano, como uma estratégia no enfrentamento à letalidade infanto-juvenil.
Acompanhado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o PPCAAM é executado em Alagoas pela entidade Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop). O programa tem como objetivo preservar a vida de crianças e adolescentes e, excepcionalmente, de jovens até 21 anos incompletos, em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida ou Prestação de Serviços à Comunidade e ameaçados de morte, com foco na proteção integral e na convivência familiar.
Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, o programa é extremamente importante para assegurar medidas de proteção e preservação da integridade das crianças e dos adolescentes que se encontrem em situação de ameaça de morte. “É missão da Seprev garantir o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, sobretudo dos que já se encontram em uma situação de extrema fragilidade e vulnerabilidade social”, enfatizou a secretária.
Funcionamento
A solicitação de inclusão dos casos no Programa deve ocorrer, exclusivamente, por meio de uma das portas de entrada, que são: Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e Justiça da Infância e da Juventude. “Esses órgãos analisam junto à equipe, a situação de risco social ou de morte e após configurado esse quadro, o Programa assume o caso tomando as medidas necessárias para garantir o direito à vida. Nós da Seprev vamos dar todo o suporte necessário na execução do programa”, explicou a superintendente interina da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia.
O PPCAAM dispõe de equipe interdisciplinar que desenvolve as devidas ações de proteção e apoio às crianças, adolescentes e seus familiares. Após a inclusão, os beneficiados são transferidos de residência, acomodados em ambiente seguro, encaminhados para a rede pública de atendimento, recebem apoio jurídico, psicológico e financeiro, dentre outras providências.
Serviço:
Secretaria de Prevenção à Violência – 0800.280.9390
GAJOP – 3027-4847
Disque 100 – Disque Direitos Humanos.
Defensoria Pública do Estado de Alagoas - (82) 3315-2782.
Ministério Público do Estado de Alagoas – (82) 2122-3572 ou denúncia online no site.
1ª Vara Criminal da Capital Infância e Juventude – (82) 2126-4722.
Veja também
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Homens são flagrados fazendo sexo em plena luz do dia na Praia da Avenida

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
