Assomal diz que policial civil agiu de “forma covarde” ao abordar coronel
Confusão ocorreu no sábado (27); coronel recebeu um 'mata-leão' de um policial civil

A Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal) emitiu uma nota à imprensa, na manhã desta segunda-feira (29), em apoio ao coronel da Polícia Militar, Francisco de Assis, que recebeu um 'mata-leão' de um policial civil, durante uma confusão em uma oficina mecânica no bairro da Santa Lúcia, em Maceió, no último sábado (27). A Assomal afirma que o policial civil, que atendeu a ocorrência a pedido do irmão - proprietário do estabelecimento comercial, agiu de “forma covarde”.
Na ocasião, o coronel da PM teria se irritado em razão de um serviço no veículo e ameaçado funcionários da oficina, razão pela qual o policial civil, irmão do proprietário do estabelecimento, foi acionado e imobilizou o coronel. "Este episódio não foi decorrente de um ato de serviço e mostra claramente, a forma covarde que o policial civil de folga – com o apoio dos funcionários da Oficina de seu irmão, agride ao oficial militar, inclusive, colocando algemas na vítima”, diz trecho da nota.
"Repudiamos a postura do agressor, que como policial civil é conhecedor do ordenamento jurídico brasileiro e sobretudo da responsabilidade inerente a sua condição funcional; o silêncio das instituições e organizações em não se posicionar sobre o episódio nem cobrar apuração rigorosa sobre o caso – como comumente é feito quando a autoria é relacionada a militares e também aos oportunistas que aproveitam situações deste tipo para caracterizar uma suposta 'guerra' entre as polícias civil e militar".
Confira a nota na íntegra:
A Associação dos Oficiais Militares de Alagoas – Assomal vem, por meio da presente nota, manifestar sua solidariedade e irrestrito apoio ao coronel QOC PM RR Francisco de Assis que na manhã deste sábado (27) foi lesionado por um policial civil de folga – irmão do proprietário da HP Auto Peças, localizada no bairro da Santa Lúcia na parte alta de Maceió local onde o citado oficial se dirigiu para reclamar dos serviços prestados no dia anterior em seu veículo.
As imagens amplamente divulgadas em grupos de WhatsApp e nos sites de notícias locais evidenciam, infelizmente, mais um capítulo envolvendo integrantes das forças policiais do estado de Alagoas, contudo, sem a mesma atenção dispensada a casos anteriores. Este episódio não foi decorrente de um ato de serviço e mostra claramente, a forma covarde que o policial civil de folga – com o apoio dos funcionários da Oficina de seu irmão, agride ao oficial militar, inclusive, colocando algemas na vítima.
Ao tomar conhecimento do fato, contactamos o coronel Assis e deixamos a sua disposição o corpo jurídico da Assomal, que o acompanha neste momento na Central de Flagrantes para o devido registro de Boletim de Ocorrência sobre os fatos acima narrados.
Repudiamos a postura do agressor, que como policial civil é conhecedor do ordenamento jurídico brasileiro e sobretudo da responsabilidade inerente a sua condição funcional; o silêncio das instituições e organizações em não se posicionar sobre o episódio nem cobrar apuração rigorosa sobre o caso – como comumente é feito quando a autoria é relacionada a militares e também aos oportunistas que aproveitam situações deste tipo para caracterizar uma suposta “guerra” entre as polícias civil e militar.
Acreditamos nos profissionais honrados que integram as forças de Segurança de Alagoas, independente da instituição que pertençam, pois os bons policiais são técnicos, legalistas e sabem que a luta contra o crime é diária e para ser superada necessita da união de todos.
Por fim, reforçamos que o apoio externado ao coronel Assis – oficial que colaborou de forma efetiva na formação profissional de oficiais e praças, inclusive, policiais civis alagoanos e de outros estados, se estende a todo profissional de Segurança que diariamente atua em defesa da sociedade.
Maceió-Alagoas, 27 de abril de 2019.
Diretoria Executiva de Assomal
Veja também
Últimas notícias

Vizinho ameaça mulher com faca e profere xingamentos na zona rural de Palmeira dos Índios

Três quilos de cocaína são apreendidos durante operação no Jacintinho

Governador Paulo Dantas lança Programa Ronda no Bairro na Praia do Francês

Polícia Militar recolhe caixa de som por perturbação do sossego em Novo Lino

Morre o jornalista José Roberto Guzzo, aos 82 anos

Homem é esfaqueado após discussão em Santa Luzia do Norte
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
