Oscar 2020: Academia anuncia mudanças nas regras da premiação
As modificações incluem sobretudo as categorias de melhor animação e cabelo e maquiagem

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou algumas novas regras para o Oscar 2020. As modificações incluem sobretudo as categorias de melhor animação e cabelo e maquiagem.
Para a categoria de melhor filme de animação, a nova regra prevê que não é mais necessário o lançamento nos cinemas de oito dos possíveis concorrentes para que a categoria seja ativada. Isso é um reflexo do fato de naturalmente mais do que oito animações elegíveis já são lançadas no calendário anual.
A categoria de melhor filme estrangeiro passa por uma pequena mudança em sua nomenclatura, e passa a se chamar "melhor filme internacional." Os presidentes da categoria, Larry Karaszewski e Diane Weyermann, explicam.
"Notamos que a referência a 'estrangeiro' é ultrapassada dentro da comunidade cinematográfica global. Acreditamos que 'melhor filme internacional' representa melhor a categoria, e promove uma visão positiva e inclusiva do cinema e da sétima arte como uma experiência universal."
Para a categoria de melhor cabelo e maquiagem, o número de indicados sobe de três para cinco, com a lista de pré-indicados aumentando de sete para dez.
Por fim, a Academia optou por manter a Regra Dois, sobre elegibilidade. Após o sucesso de Roma, que venceu três prêmios na 91ª edição do Oscar, parte da comunidade de Hollywood expressou uma vontade de dificultar as coisas para a Netflix, sugerindo que filmes com lançamento modesto o circuito não pudessem concorrer à maior honraria do Oscar.
A proposta mudança, no entanto, não foi acatada pela Academia, até porque grande parte da comunidade cinematográfica saiu em defesa da Netflix, incluindo cineastas independentes.
"Apoiamos a experiência cinematográfica como integral à arte dos filmes, e isso pesou bastante na nossa discussão", explicou o presidente, John Bailey. "Nossas regras atuais requerem exibição teatral, e também permitem a uma seleção maior de filmes a ser submetida a consideração para o Oscar. Planejamos estudar mais profundamente as mudanças ocorrendo na nossa indústria e manter as discussões com nossos membros a respeito destas questões."
A 92ª edição do Oscar acontecerá no dia 9 de fevereiro de 2020.
Veja também
Últimas notícias

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió e solicita concurso público para a Polícia Penal

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB

Júri popular de pai acusado de matar filho de 4 anos acontece nesta quinta-feira em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
