Filme de cineasta alagoano fica de fora do Oscar 2019
Brasil foi indicado pela última vez na categoria 'melhor filme estrangeiro' em 1999
Não vai ser dessa vez que o Brasil vai ganhar um Oscar de melhor filme estrangeiro.
Escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país na disputa por uma indicação ao Oscar 2019, o filme "O Grande Circo Místico" ficou de fora da pré-lista divulgada nesta segunda-feira (17) e não concorrerá à estatueta. A cerimônia será realizada no dia 24 de fevereiro de 2019.
O longa de Cacá Diegues foi escolhido entre 22 filmes brasileiros para tentar uma indicação a melhor filme estrangeiro, mas não superou a primeira barreira imposta pela Academia que entrega o Oscar. Os cinco finalistas da categoria serão divulgados no dia 22 de janeiro de 2019.
Após ser escolhido pela Academia Brasileira, Cacá Diegues conversou com o UOL e celebrou a escolha, mas minimizou o peso de uma eventual indicação.
"Nem Cannes e nem Oscar podem ser juízes sobre a qualidade dos nossos filmes. Acho que terá uma repercussão entre o público muito boa. Isso que é o importante para mim", afirmou. "Não é porque ganhou o Oscar que quer dizer que é o melhor do mundo. De qualquer maneira, ele repercute, expõe o cinema brasileiro no mundo inteiro", completou.
O Brasil não consegue uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro desde 1999, com "Central do Brasil". O país também disputou a estatueta com "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996) e "O Que é Isso Companheiro?" (1998). Na última edição, "Bingo: O Rei das Manhãs" foi o escolhido pelo país, mas não conseguiu ser entra na pré-lista. A última vez que um filme nacional quebrou essa barreira foi em 2008, com "O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias".
Fora da disputa de filme estrangeiro, o Brasil ainda pode emplacar representantes em outras categorias. A maior chance, no momento, é a de "Tito e os Pássaros" como longa de animação. Essa foi a categoria que viu pela última vez um filme brasileiro no Oscar, com "O Menino e o Mundo".
Em 2018, o diretor brasileiro Carlos Saldanha também teve um filme indicado a melhor animação, mas "Touro Ferdinando" foi uma produção estrangeira. Foi o mesmo caso do produtor Rodrigo Teixeira, que participou da produção estrangeira "Me Chame pelo Seu Nome", indicada a quatro Oscar.
As nove produções que seguem na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro:
- "Pássaros de Verão" (Colômbia)
- "Culpa" (Dinamarca)
- "Never Look Away" (Alemanha)
- "Assunto de Família" (Japão)
- "Ayka" (Cazaquistão)
- "Cafarnaum" (Líbano)
- "Roma" (México)
- "Guerra Fria" (Polônia)
- "Em Chamas" (Coreia do Sul)
Veja também
Últimas notícias
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Jovem fica ferido após cair de moto no Bosque das Arapiracas
Kel Ferreti apela ao Judiciário para não voltar a ser preso
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
