Chipagem atende mais de 200 animais do Pinheiro, Bebedouro e Mutange
Procedimento permite localização de dono, caso seja necessário
Cães e gatos de moradores do Pinheiro, Bebedouro e Mutange passaram pelo procedimento de chipagem durante uma iniciativa da Unidade de Vigilância do Zoonoses (UVZ), que aconteceu nesse sábado (04). A ação atendeu 212 cães e gatos domésticos da região, no PAM Bebedouro e na sede do 3º Distrito Sanitário, no Pinheiro.
Do total de animais que passaram pela chipagem, 149 eram cães e 63 eram gatos. No PAM Bebedouro foram atendidos 86 animais, sendo 65 cães e 21 gatos. Já no Pinheiro, foram 84 cães e 42 gatos, totalizando 126 animais microchipados,
A ação teve o objetivo de garantir a segurança dos animais domésticos e a localização dos donos caso seja necessário. O chip implantado nos cães e nos gatos funciona como um registro, e, quando consultado, apresenta o nome e o endereço do dono, permitindo a identificação em caso de fuga ou em situação de desnorteamento.
O coordenador geral da UVZ, Samy Barros, avaliou a ação e destacou a orientação dada aos donos no local com relação aos cuidados de proteção e prevenção em caso da necessidade de evacuação.
“Foi positiva demais, com uma boa adesão. Os moradores passaram a sensação de que gostaram da iniciativa. As orientações foram voltadas para o bem estar dos animais, em caso de alguma ocorrência, e a responsabilidade em relação ao abandono”, contou.
A ação contou com parceria do grupo técnico de resgate animal do Conselho de Medicina Veterinária de Alagoas.