Tereza Nelma debate funcionamento das Instituições de Longa Permanência de Idosos
Deputada defende fiscalizações desses estabelecimentos
A deputada federal Tereza Nelma promoverá uma audiência pública, em Brasília, para debater sobre os serviços oferecidos pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos- ILPI’s no Brasil. Levando em consideração o célere crescimento da população idosa no país, Tereza defende o oferecimento de serviços de qualidade, assim como a necessidade de fiscalizações desses estabelecimentos por parte dos estados e municípios.
As ILPI’s funcionam como residências coletivas, atendendo tanto idosos independentes, mas em situação de carência econômica ou familiar, como pessoas com graus mais avançados de dependência e vulnerabilidade social.
A deputada Tereza Nelma reafirma a necessidade de debater sobre as ILPI’s, refletindo o rápido processo de envelhecimento populacional, que já se desenvolve no país há alguns anos. “A população idosa precisa de uma atenção especial. O Brasil tem que desenvolver uma política pública efetiva para essas pessoas. Contamos com cerca de 1.300 Instituições de Longa Permanência para Idosos, mas o funcionamento também precisa ser fiscalizado, para que o serviço seja de qualidade”, disse Tereza Nelma.
A deputada também cobra o cumprimento das normas estabelecidas para o funcionamento dessas Instituições. “Na audiência teremos onze convidados que construirão um debate. Dentre os pontos, também trataremos dos quase 15 anos da Resolução da Anvisa, que regulamenta o funcionamento das ILPI’s, e que ainda apresenta dificuldades para ser implementada com eficiência”, completou.
De acordo com pesquisa apontada pelo IBGE, hoje, 13 a cada 100 brasileiros têm 60 anos ou mais, já superando os 30 milhões. A previsão é que, em 2060, esse número cresça para 32 a cada 100 pessoas, representando um crescimento de 152%, em cerca de 40 anos.
A audiência pública acontece nessa quinta-feira (09), às 14h, no Plenário 14 da Câmara dos Deputados, em Brasília. Os telespectadores poderão participar de forma interativa, enviando dúvidas e ideias através do site da Câmara.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
