Alfredo Gaspar visitou o Grupo Mama Renascer e ouviu as demandas acerca do câncer de mama em Alagoas
Uma audiência pública será marcada para dar encaminhamento formal as demandas apresentadas
O Procurador-Geral de Justiça, Alfredo Gaspar, visitou na manhã de hoje (11.05), o Grupo de Mama Renascer, com o objetivo de conhecer a instituição e ouvir as demandas referentes ao setor oncológico em Alagoas. Na ocasião, cerca de 25 mulheres puderam expor suas histórias e solicitações, tornando o momento emocionante e inesquecível.
Para Alfredo Gaspar, é necessário, cada vez mais, fortalecer essas redes que cuidam e apoiam essas guerreiras e grandes mulheres a vencerem os obstáculos e obterem a cura definitiva do câncer.
O Grupo Mama Renascer é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que luta pelo direito das mulheres com câncer de mama, amparando, cuidando e prestando o total auxílio durante e após o tratamento de cura do câncer. Hoje, a ONG possui aproximadamente 50 associadas, entre pacientes e voluntárias, que abraçaram a causa e caminham juntas lutando por melhores condições de tratamento, dignidade nos atendimentos, etc.
“Acredito que este encontro será um marco na história de luta que já dura muito tempo, e esperamos que agora haja realmente uma resolutividade para as questões oncológicas aqui do nosso Estado, através do apoio do Dr. Alfredo Gaspar e de sua equipe do Ministério Público de Alagoas”, afirma a presidente do Grupo Mama Renascer, Naydja Reis.
Segundo Eliane Machado, coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que também esteve presente no encontro, a partir de agora acredita-se que será colocado em prática uma série de resoluções que irá beneficiar fortemente a população carente da área oncológica de Alagoas.
Durante o bate-papo com o Procurador-Geral de Justiça, Alfredo Gaspar, temas como a reconstrução mamária através do Sistema Único de Saúde (SUS), a assimetria que muitas vezes não é realizada, as filas enormes de espera para consultas e exames, além da dificuldade na realização e acompanhamento no tratamento do câncer em Alagoas, foram apresentados e debatidos.
Mirta Melo, presidente da Casa Rosa, agradeceu ao Dr. Alfredo Gaspar pelo encontro e por ouvir todas as demandas apresentadas pelas instituições presentes, e acredita que essa união poderá fortalecer a luta a partir de agora. Além disso, ela reforça a necessidade de que um olhar mais atento seja dado as causas oncológicas.
“Fiquei muito honrado de participar deste momento, e mais ainda, de poder reafirmar o compromisso do Ministério Público de Alagoas em caminhar junto nessa grande luta pela melhoria do setor oncológico de nosso Estado”, afirmou ainda Gaspar.
Estiveram presentes também o Dr. Kléber Costa, presidente da comissão de saúde da câmara de vereadores de Maceió, e a mastologista Marise Cerqueira, que contribuíram para o debate acerca da busca de soluções para os problemas apresentados.
Uma audiência pública será marcada com todas as instituições presentes, para que possa ser tomada resoluções concretas e eficazes. A data será divulgada posteriormente.
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
