Ação alerta maceioenses sobre consequências de acidentes de trânsito
Primeira ação acontecerá na próxima quarta-feira (15), no Farol

Com o objetivo de conscientizar os maceioenses sobre os perigos da condução perigosa e as consequências de acidentes, a Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) promove uma ação com usuários de serviços da saúde municipal, vítimas de acidentes de trânsito, na próxima quarta-feira (15), das 8h às 10h, no semáforo próximo à Casa das Carnes, localizado na Avenida Fernandes Lima, no Farol.
A ação acontece em alusão ao Maio Amarelo, movimento que tem o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, e vai focar na conscientização de motoristas e pedestres, por meio da experiência de usuários dos serviços de reabilitação, que são cadeirantes ou amputados, vítimas de acidentes de trânsito.
“Nós vamos levar esses pacientes e, na hora que o sinal fechar, eles estarão com cartazes dizendo que são vítimas de acidentes de trânsito, pedindo para que os motoristas tenham consciência para não vitimar outras pessoas, que respeitem a sinalização, que não usem telefone ou ultrapassem em lugar proibido”, explicou Paulo Ricardo, coordenador da área técnica de reabilitação ambulatorial e fisioterapeuta do GAPD.
O lugar escolhido – o semáforo próximo à Casa das Carnes – também já traz um motivo para condutores e pedestres refletirem sobre os danos causados em acidentes de trânsito. Em 2014, no mesmo local, o estudante Fabrício Jorge, de 13 anos, foi atropelado e morreu quando tentava atravessar, na faixa de pedestres, enquanto o sinal estava fechado para veículos.
“Nós da gerência entramos em contato com a família do Fabrício pedindo autorização e perguntando se eles gostariam de participar de alguma forma. O pai do garoto nos enviou uma frase, que será utilizada no evento”, completou Paulo, lembrando que o evento conta com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Outras ações
Ainda em alusão à campanha Maio Amarelo, a GAPD realizará palestras voltadas a usuários e profissionais dos Centros Especializados de Reabilitação (Cers) conveniados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Representantes da Operação Lei Seca e da SMTT ministrarão as palestras em que serão abordadas a legislação, consequências da má conduta e a humanização no trânsito. A ação acontecerá no dia 21, na Pestalozzi, e no dia 23, na Adefal.
Para encerrar as ações da saúde durante a campanha, acontecerá uma caminhada, no dia 26, na Rua Fechada, na orla de Ponta Verde. O evento contará ainda com exposições dos serviços, depoimentos de vítimas, que falarão como aconteceram os acidentes e como foi o processo de reabilitação, além de outras atividades.
Esta ação contará com parceria da operação Lei Seca, SMTT, das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, além dos Centros Especializados de Reabilitação (Cers).
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula](https://img.7segundos.com.br/7sq6pNi7PX1EgDMB3vb1qZYlwI8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capa-79.jpg)
[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula

Adolescente de Feira Grande com doença rara necessita de cirurgia urgente em Maceió

Prefeito de Japaratinga anuncia aprovação do concurso público municipal

Homem é morto a facadas pelo próprio irmão em Olivença

Homem é morto com tiros na cabeça no bairro Ouro Preto, em Maceió
Ex-funcionária de hotel na Jatiúca confessa crime e tem prisão preventiva decretada
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
