Tereza Nelma apresenta projeto de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Iniciativa busca a realização de ações efetivas de conscientização

Mantendo o compromisso com o futuro e a integridade das crianças e adolescentes, a deputada federal Tereza Nelma protocolou, nesta terça-feira (14), um projeto de lei que institui o Maio Laranja no Calendário Oficial brasileiro. A iniciativa busca a realização de ações efetivas de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes acontecem anualmente no Brasil. A cor laranja é usada nacionalmente para marcar a campanha, como um sinal de “alerta” de que precisamos estar atentos à realidade à nossa volta, já que a maioria dos casos ocorrem por parte de familiares ou pessoas próximas.
O Projeto de Lei, de nº 2.818/19, prevê que, durante o mês de Maio, prédios públicos sejam iluminados com luzes na cor laranja; sejam realizadas palestras, eventos e atividades educativas; além de veiculação de campanhas de mídia. “O tema é complexo e deixa marcas, tanto na vida dos que sofrem o abuso quanto para os familiares e pessoas em volta. É necessário ampliar o conhecimento da população e dos profissionais que trabalham com essas crianças e adolescentes, encorajando-os a denunciar esses crimes e desenvolver ações que foquem nesse combate”, diz a deputada.
“Precisamos fortalecer a aplicabilidade da Lei Federal 8.069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente, e o que determina a Constituição da República, quando diz que é dever da família, da sociedade e do Estado colocar as crianças e os adolescentes a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, reafirma Tereza Nelma.
O projeto segue para tramitação e apreciação das Comissões da Câmara dos Deputados.
Veja também
Últimas notícias

Homem é executado a tiros enquanto trafegava de moto em Canapi

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
