Tereza Nelma apresenta projeto de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Iniciativa busca a realização de ações efetivas de conscientização
Mantendo o compromisso com o futuro e a integridade das crianças e adolescentes, a deputada federal Tereza Nelma protocolou, nesta terça-feira (14), um projeto de lei que institui o Maio Laranja no Calendário Oficial brasileiro. A iniciativa busca a realização de ações efetivas de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes acontecem anualmente no Brasil. A cor laranja é usada nacionalmente para marcar a campanha, como um sinal de “alerta” de que precisamos estar atentos à realidade à nossa volta, já que a maioria dos casos ocorrem por parte de familiares ou pessoas próximas.
O Projeto de Lei, de nº 2.818/19, prevê que, durante o mês de Maio, prédios públicos sejam iluminados com luzes na cor laranja; sejam realizadas palestras, eventos e atividades educativas; além de veiculação de campanhas de mídia. “O tema é complexo e deixa marcas, tanto na vida dos que sofrem o abuso quanto para os familiares e pessoas em volta. É necessário ampliar o conhecimento da população e dos profissionais que trabalham com essas crianças e adolescentes, encorajando-os a denunciar esses crimes e desenvolver ações que foquem nesse combate”, diz a deputada.
“Precisamos fortalecer a aplicabilidade da Lei Federal 8.069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente, e o que determina a Constituição da República, quando diz que é dever da família, da sociedade e do Estado colocar as crianças e os adolescentes a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, reafirma Tereza Nelma.
O projeto segue para tramitação e apreciação das Comissões da Câmara dos Deputados.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
