Política

Prefeitura e Abrasel firmam parceria para fortalecer gastronomia

Rui Palmeira destacou que a gastronomia é um dos grandes diferenciais competitivos

Por Secom Maceió 16/05/2019 13h01
Prefeitura e Abrasel firmam parceria para fortalecer gastronomia
Assinatura de termo de fomento com a Abrasel - Foto: Marco Antonio/Secom Maceió

A gastronomia em Maceió ganhou uma parceria fundamental para maior valorização e fortalecimento do turismo na capital. Através de um Termo de Fomento, assinado nesta quinta-feira (16) pelo prefeito Rui Palmeira e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, a promoção da gastronomia está garantida por meio de um calendário de feiras, eventos e ações de divulgação de novos produtos turísticos.

O prefeito Rui Palmeira destacou que a gastronomia é hoje um dos grandes diferenciais competitivos que o destino Maceió tem a oferecer aos turistas.  Por meio deste Termo de Fomento, a Prefeitura investe na garantia de um calendário de promoção da gastronomia, a exemplo de feiras e eventos onde a culinária ganhará destaque.

“A gastronomia tem sido avaliada nas pesquisas da Prefeitura como um dos melhores itens, além das praias. É um componente de fidelização, pois as pessoas que chegam em Maceió têm na gastronomia algo que faz elas voltarem, porque reconhece uma maravilha de cidade, de praias e ainda com este diferencial de alimentação”, disse o Rui Palmeira.

O secretário Municipal de Turismo, Jair Galvão, reforça que a Prefeitura de Maceió está no caminho certo em apoiar a Abrasel. “O setor movimentou apenas no ano passado R$ 92 milhões na economia local. A Prefeitura vem fazendo sua parte e garante mais um ano de sucesso e fortalecimento da gastronomia. Isso faz com que o destino Maceió cresça e se torne cada vez mais competitivo, sendo uma referencia nacional, gerando impactos positivos na renda e emprego à população e para economia da nossa cidade”, reforçou o secretário.

Os representantes do setor comemoram o fortalecimento da parceria que vem sendo construída nos últimos anos com a Prefeitura de Maceió. “É extremamente importante esta garantia dos nossos festivais, eventos, da nossa programação do ano ter a participação e colaboração da Prefeitura. Hoje o destino Maceió sabe que a vocação dele é o turismo, então a gente vê a gastronomia disputando em relação a satisfação dos turistas, dentro dos eventos.  Nada mais justo e correto que a Prefeitura trabalhe em conjunto com a Abrasel, como já vem trabalhando por alguns anos. E para a gente isso traz a sensação de segurança e a garantia de que a gente possa fazer o trabalho durante o ano”, enfatizou o presidente da Abrasel, Thiago Falcão.

Entre as ações previstas no Termo de Fomento, o prefeito Rui Palmeira destaca a ampliação do Natal de Folguedos, que é um produto construído e desenvolvido em parceria com a Abrasel.  “Hoje um dos principais atrativos da cidade de Maceió é a nossa gastronomia, nossos restaurantes, nossos chefs. E a gente está exatamente firmando esta parceria visando sempre trazer mais turistas para Maceió, pois a cidade ganha com isso, todo mundo ganha. Quem foi naqueles eventos do Natal de Folguedos viu a grandiosidade do evento e este ano vamos fazer maior, sempre com a questão gastronômica junto”, reforçou o prefeito Rui Palmeira.

Economia

Representada por uma oferta diversificada de bares e restaurantes e uma safra de chefs premiados, a gastronomia de Maceió se destaca como um importante indutor de fluxo turístico e impulsionador da economia local.

De acordo com dados da Abrasel em Alagoas, o segmento gerou um impacto econômico de aproximadamente R$ 92 milhões na capital no ano passado. O montante se refere aos 350 associados, responsáveis pelo emprego direto de 8.604 funcionários.

Nacionalmente, o setor representa quase 50% do volume de empregos gerados no turismo, sendo a alimentação fora do lar responsável por quase um terço do PIB brasileiro.