AL tem reforço no atendimento para crianças e adolescentes vítimas de violência
Beneficiados por serviço da Seprev serão acompanhados por até seis meses após terem sidos atendidos por Núcleo de Atendimento Psicossocial do IML
As crianças e os adolescentes, com frequência, são públicos vulneráveis às várias situações de violências, sejam elas negligência, maus-tratos, exploração, abuso, etc. Para tanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconiza que, tanto a sociedade civil, quanto o Poder Público, devem promover serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial ao público infantojuvenil vítima de violência.
Em Alagoas, estes serviços especiais acabam de ganhar um grande reforço: o Núcleo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (NACAVV), inaugurado nesta quinta-feira (16) pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
No local, que funcionará na Casa de Direitos, no bairro do Jacintinho, as crianças e adolescentes vítimas de violência serão atendidos, por um período de até seis meses por psicólogos, assistentes sociais e advogados.
“Estamos disponibilizando uma equipe multidisciplinar que vai atuar de forma articulada com diversos parceiros e realizando um atendimento especial e humanizado. O objetivo maior é proporcionar a recomposição emocional das vítimas de violência, sobretudo sexual, que precisam de total apoio para seguir o seu caminho. Estamos sempre buscando vias e estratégias para minimizar os efeitos consequentes da violência”, enfatizou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.
A sala onde funcionará o NACAVV recebeu o nome Sala Professor José Edmilson de Souza, em homenagem ao ex-superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev e presidente do Fórum Estadual dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas. Professor Edmilson faleceu no último sábado (11), em decorrência de complicações geradas após um AVC sofrido no final do ano passado.
“Recebemos esta homenagem com um carinho enorme e muita satisfação. Tenho certeza que de onde ele estiver, nosso professor Edmilson está muito feliz em ver este projeto se concretizar. Ele era muito dedicado ao fortalecimento do Conselho Tutelar e se preocupava muito com a existência de equipamentos como este, que dão retaguarda para o atendimento das crianças e dos adolescentes”, declarou Lúcia Guilherme, viúva do professor Edmilson.
Veja também
Últimas notícias
PM intercepta grupo suspeito de furto à rede elétrica em Novo Lino
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Idosa de 73 anos é ameaçada pela filha por causa de drogas em Arapiraca
Integrante do Comando Vermelho é preso com drogas e fuzil em Coruripe
Homem é preso em Arapiraca após agredir esposa e trancá-la em casa
Foragido por matar colega afogado é preso próximo à cemitério de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
