Ciro Gomes e Maria do Rosário discutem sobre Lula em evento de policiais
Ciro criticou a política de segurança do governo do petista e disparou "unidade é o cacete"
As críticas do ex-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) ao PT voltaram a ganhar holofotes. Isso porque, na noite de segunda-feira (27), durante o 1º Congresso Nacional das Policiais Antifascismo, em Pernambuco, o pedetista criticou Lula e seu partido, e trechos de sua fala viralizaram nas redes sociais.
Um desses momentos foi quando Ciro discursava ao lado da deputada petista Maria do Rosário, também presente à mesa de debate. O ex-governador do Ceará disparou a frase "unidade é o cacete", em referência à ideia de que políticos de centro e de esquerda precisam se unir, devido ao atual momento do país.
Ciro conduzia sua fala tendo como mote questões da segurança pública. Ainda sobre o tema, em diversas oportunidades, alfinetou as gestões do Partido dos Trabalhadores no comando da nação. Além disso, fez reflexões sobre grupos políticos autoproclamados progressistas.
— Vocês sabem o que mudou na segurança pública do país entre 2002 e 2016? Nada! E se mudou, foi para pior — esbravejou.
Outros debatedores propuseram uma "unidade" entre diversos setores da esquerda. Na mesa, estavam também o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Áureo Cisneiro. Ciro Gomes, então, rebateu:
— Unidade para quê, cara pálida? Para fazer o mesmo? Não conte comigo.
Maria do Rosário solicitou a fala algumas vezes, e foi atendida por Ciro, às vezes em tom irônico:
— Sabe por que eu falo? É porque o presidente Lula não está aqui — justificou a parlamentar gaúcha, acrescentando que Ciro tem "de deixar de lado essa obsessão de falar de Lula".
O debate seguiu-se com Ciro criticando também as escolhas de PT na última eleição, como a opção de levar a candidatura de Lula até o último minuto possível e depois escolher Fernando Haddad para concorrer à Presidência, além da retirada da candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco por interesses políticos.
Maria do Rosário disse que o cearense "está magoado, e a mágoa não é boa conselheira".
Quando alguém da plateia rebateu falas de Ciro, o clima esquentou ainda mais. O pedetista subiu o tom pedindo ao público para deixar a paixão por Lula de lado.
— Maria do Rosário acha que se não fizer uma defesa patológica do Lula vai ser chamada de traidora. E eu não falei mal do Lula, pô! Eu falei que ele está condenado em segunda instância — exaltou-se Ciro.
Ao ouvir manifestação dos presentes pedindo por união, Ciro irritou-se e fez referências a acordos não colocados em prática pelo PT.
— Espera aí um pouquinho: unir o que? Quantos votos o PT apalavrou de dar ao Marcelo Freixo para presidente da Câmara e quantos deu? Eu conheço vocês... unidade é o cacete!
Em seguida, um policial presente disse que Ciro estava desrespeitando Maria do Rosário.
— Que conversa é essa de desrespeitar mulher, rapaz? Cacete, no Ceará, é um pedaço de pão. É uma espécie de cassetete.
O ex-ministro chegou a xingar o interlocutor, e logo conduziu sua fala para o final.
— Vou pedir desculpas se provoquei, e provoquei mesmo. É porque, ou a gente resolve a parada conceitual e busca recompor a hegemonia intelectual e moral perdida por nós no campo popular, ou tudo isso aqui vai ser um exercício de boa intenção. E o país de boa intenção está cheio, nós precisamos é de gesto, exemplo e ideia.
Ao final do evento, os políticos trocaram gentilezas entre si.
Procurada, a assessoria de Ciro Gomes afirmou que "todas as posições dele estão muito bem colocadas no debate".
A deputada Maria do Rosário afirmou que lamenta a discussão e destaca que o evento é "um encontro histórico por sua natureza".
— O que acabou saindo nas redes sociais é extrato daquele momento, mas não foi aquilo. O debate foi sobre segurança — afirmou. — Ciro desviou do assunto, como ele faz sempre, e eu lamento — complementou.
Veja vídeo:
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
