Rodoviários firmam acordo com empresas sobre reajuste
Categoria trabalhista aceitou proposta de acréscimo de 1,74% no salário e de 5,57% no tíquete-alimentação; mediação foi conduzida pelo Ministério Público do Trabalho
Os trabalhadores do transporte coletivo de passageiros de Maceió e as empresas de ônibus da capital firmaram,nesta quinta-feira, 30, acordo que fixa o reajuste de 5,57% no tíquete alimentação e de 1,74% (inflação do período) no salário da categoria trabalhista. A mediação foi conduzida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), após impasse na definição da Convenção Coletiva de Trabalho dos rodoviários.
Por meio do acordo, ficou definido que o reajuste do salário retroativo dos meses de março a maio deste ano será pago na quinzena de junho. Já o pagamento do tíquete alimentação retroativo de março a junho será realizado no tíquete de julho. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sinttro/AL) aceitou a proposta de reajuste desde que o ganho real seja discutido novamente, logo que haja definição entre as empresas e o Município de Maceió sobre um possível aumento da passagem de ônibus.
A procuradora do MPT Adir de Abreu, que conduziu a mediação, ressaltou a importância do acordo como medida que beneficia toda a sociedade. “Uma sociedade livre, justa e solidária não vive sem transporte coletivo. Embora a falta de emprego e a deficiência econômica gere a busca de transporte clandestino "como um bico", cabe à administração pública zelar para que isso não ocorra. A ela cabe o poder de polícia para que fiscalize e propicie a todo cidadão condições de um sistema de trânsito e de transporte digno”, explicou Adir de Abreu.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb/Mac), e conforme discutido em audiência anterior, há a possibilidade de repactuar o acordo coletivo, com a análise de outras reivindicações da categoria. Já a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que segue orientação do Ministério Público Estadual (MPE) para que não haja reposição de tarifas do transporte público antes de uma auditoria que avaliará o contrato e os custos atuais das empresas que firmaram o contrato de transporte coletivo. O levantamento terá início em junho e deve durar, no máximo, até 120 dias.
Proposta inicial aceita
Em audiência anterior, o Sinttro já havia aceitado inicialmente a mesma proposta, mas a categoria cogitava suspender as atividades do transporte coletivo aos domingos, até novas negociações que chagassem a um acordo.
Na ocasião, a procuradora Adir de Abreu pediu que a paralisação das atividades no domingo fosse suspensa – pedido atendido pelos rodoviários – e defendeu uma melhor resposta do Sinturb diante das propostas da categoria.
Veja também
Últimas notícias
Durante entrega da duplicação da AL-110 Luciano Barbosa engrandece parceria com Paulo Dantas e Renan Filho
Renan Filho anuncia construção de dois viadutos para desafogar trânsito em Arapiraca
Durante agenda em Arapiraca, governador anuncia reforço histórico na Polícia Civil
Durante solenidade, Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Renan Filho anuncia construção do Hospital da Mulher em Arapiraca
[Vídeo] EUA: brinquedo para e passageiros ficam presos a 80 m de altura
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
