Laudo de incêndio em apartamento na Jatiúca será conhecido em 30 dias
Incêndio ocorreu na madrugada de quarta-feira (29) e deixou um morto
O laudo que irá apontar as causas do incêndio que atingiu o edifício Maison Paris, situado na Rua Coronel Alcides Barros Ferreira, no bairro da Jatiúca, em Maceió, deve ficar pronto em 30 dias. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), ao 7Segundos, nessa quinta-feira (30).
Segundo o comandante geral da corporação, 38 bombeiros militares foram envolvidos na ocorrência, que aconteceu na madrugada da última quarta-feira (29). Ele ressalta que todas as guarnições agiram de forma exemplar, empregando corretamente as técnicas e táticas de combate a incêndio, demostrando a grande capacidade técnica dos militares.
"Através das corretas técnicas de combate a incêndio, evitamos uma tragédia maior que poderia ter acontecido caso o incêndio tivesse se propagado para outros apartamentos e outros andares da edificação. Infelizmente, uma vítima veio a óbito no local, e isso nos entristece, mas na certeza de que fizemos o melhor dentro das possibilidades no local. A morte devido à intoxicação por fumaça se dá de forma muito rápida, devido sua alta toxidade", informou.
O comandante geral esclareceu ainda que do tempo de confirmação da ocorrência até a chegada da primeira viatura no local, seguiu-se cerca de 10 minutos, tempo resposta considerado dentro do padrão, devido o difícil deslocamento de um caminhão de combate a incêndio abastecido com milhares de litros de água. A corporação informou ainda que permaneceu no local durante 12h e que após a finalização da ocorrência, o prédio foi entregue à administradora.
Escada Magirus
Questionamento acerca da não utilização da viatura Auto Bomba Escada (ABE), conhecida como Escada Magirus, a corporação informou que tecnicamente a escada mecânica é utilizada para evacuação de pessoas que estejam inacessíveis, e também para o combate a incêndio externo, que é um combate menos efetivo, mas necessário quando o incêndio não permite a atuação dos bombeiros no interior da edificação.
"Quando as primeiras equipes chegaram à ocorrência tiveram pleno acesso à edificação e ao apartamento sinistrado por meio das rotas de fugas naturais do edifício, condição que indicou o emprego da tática de combate a incêndio interno e da evacuação dos moradores por meio das rotas de fuga da própria edificação. Dessa forma, o emprego da ABE foi avaliado pelas equipes envolvidas na operação, que concluíram que a situação não se encaixava nos fins técnicos de uso da Auto Bomba Escada", informou os bombeiros.
Veja também
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
