Laudo de incêndio em apartamento na Jatiúca será conhecido em 30 dias
Incêndio ocorreu na madrugada de quarta-feira (29) e deixou um morto
O laudo que irá apontar as causas do incêndio que atingiu o edifício Maison Paris, situado na Rua Coronel Alcides Barros Ferreira, no bairro da Jatiúca, em Maceió, deve ficar pronto em 30 dias. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), ao 7Segundos, nessa quinta-feira (30).
Segundo o comandante geral da corporação, 38 bombeiros militares foram envolvidos na ocorrência, que aconteceu na madrugada da última quarta-feira (29). Ele ressalta que todas as guarnições agiram de forma exemplar, empregando corretamente as técnicas e táticas de combate a incêndio, demostrando a grande capacidade técnica dos militares.
"Através das corretas técnicas de combate a incêndio, evitamos uma tragédia maior que poderia ter acontecido caso o incêndio tivesse se propagado para outros apartamentos e outros andares da edificação. Infelizmente, uma vítima veio a óbito no local, e isso nos entristece, mas na certeza de que fizemos o melhor dentro das possibilidades no local. A morte devido à intoxicação por fumaça se dá de forma muito rápida, devido sua alta toxidade", informou.
O comandante geral esclareceu ainda que do tempo de confirmação da ocorrência até a chegada da primeira viatura no local, seguiu-se cerca de 10 minutos, tempo resposta considerado dentro do padrão, devido o difícil deslocamento de um caminhão de combate a incêndio abastecido com milhares de litros de água. A corporação informou ainda que permaneceu no local durante 12h e que após a finalização da ocorrência, o prédio foi entregue à administradora.
Escada Magirus
Questionamento acerca da não utilização da viatura Auto Bomba Escada (ABE), conhecida como Escada Magirus, a corporação informou que tecnicamente a escada mecânica é utilizada para evacuação de pessoas que estejam inacessíveis, e também para o combate a incêndio externo, que é um combate menos efetivo, mas necessário quando o incêndio não permite a atuação dos bombeiros no interior da edificação.
"Quando as primeiras equipes chegaram à ocorrência tiveram pleno acesso à edificação e ao apartamento sinistrado por meio das rotas de fugas naturais do edifício, condição que indicou o emprego da tática de combate a incêndio interno e da evacuação dos moradores por meio das rotas de fuga da própria edificação. Dessa forma, o emprego da ABE foi avaliado pelas equipes envolvidas na operação, que concluíram que a situação não se encaixava nos fins técnicos de uso da Auto Bomba Escada", informou os bombeiros.
Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
