SMS implanta novo Núcleo de Tratamento do Tabagismo nesta segunda
Núcleo funcionará na Unidade de Saúde da Família (USF) São Fracisco de Paula
Com o objetivo de ofertar mais um local como alternativa para as pessoas que querem parar de fumar, o Programa Municipal de Controle e Cessação do Tabagismo inaugura mais um núcleo de tratamento do tabagismo, nesta segunda-feira (10), na Unidade de Saúde da Família (USF) São Francisco de Paula, localizada na Cruz das Almas (Grota do Arroz).
Segundo Gilda Teodósio, coordenadora do Programa, é importante criar outras unidades para descentralizar o Núcleo do 2º Centro. “Essa é também uma forma de oferecer um tratamento mais próximo às pessoas que não têm condições de se deslocar para outros bairros”, destaca.
No novo núcleo serão atendidas 20 pessoas, de imediato. O tratamento tem duração de um ano e é dividido em etapas. No primeiro mês, acontecem reuniões semanais; no segundo, as reuniões são quinzenais; e a partir do terceiro mês, as reuniões são mensais.
O método de estudo é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O primeiro, ‘Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde’; o segundo, ‘Os primeiros dias sem fumar’; o terceiro, ‘Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar’ e o quarto livreto, ‘Benefícios obtidos após parar de fumar’.
O Programa dura um ano e conta com profissionais capacitados para atender aos pacientes, tais como fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, médicos e nutricionistas.
Como procurar tratamento?
Não há necessidade de encaminhamento para participar do tratamento. O paciente só precisa ir ao núcleo mais próximo de sua comunidade ou ao 2º Centro, às quartas-feiras, portando o RG e o cartão SUS, para fazer uma inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas são chamadas para novos grupos de acordo com o surgimento de vagas.
Onde encontrar?
Os núcleos estão no II Centro de Saúde (Praça da Maravilha), na USF Aliomar Lins (Benedito Bentes), USF Dídimo Otto (Benedito Bentes), USF Durval Cortez (Prado) e UBS João Paulo II (Jacintinho), além da Uncisal e Hospital Universitário.
Veja também
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
