Tabagismo aumenta consideravelmente riscos do desenvolvimento de câncer
Dia do Combate ao Fumo é comemorado no dia 31 de maio
A relação entre o tabagismo e o câncer de pulmão não é novidade. No entanto, são registrados 28.220 novos casos da doença por ano no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O dia 31 de maio, que é marcado pelo Dia de Combate ao Fumo, serve de alerta sobre o vício que pode causar doenças e até a morte.
O fumo representa a origem de 90% dos casos de câncer de pulmão e os fumantes possuem cerca de 20 vezes mais risco do desenvolvimento da doença. Segundo o oncologista do Hospital Cliom, Dr. André Guimarães, a relação entre o tabagismo e o câncer de pulmão é direta.
"Quanto mais cigarro você fuma, mais risco você tem. A Associação Americana de Câncer já considera que se você fuma um cigarro por dia, você já tem um risco maior de desenvolver um câncer", explicou. E se engana quem pensa que o risco é maior apenas para o câncer de pulmão. Segundo o oncologista, o ato de fumar também aumenta as chances do desenvolvimento do câncer de laringe, faringe, boca, língua, lábios, bexiga e colo do útero.
Para quem deixa de lado o hábito, o risco de desenvolver um câncer diminui, no entanto, apenas 15 anos depois de parar de fumar, como explica o Dr. André Guimarães.
Os fumantes passivos, ou seja, quem convive com fumantes também possuem riscos. A fumaça do tabaco, que se difunde de forma homogênea no ambiente, contém em média três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala, de acordo como Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Veja também
Últimas notícias
Feira livre do bairro Brasília tem data alterada por causa dos feriados de fim de ano
Reconhecimento facial leva PF a identificar criança vítima de abuso sexual e prender suspeito em Dois Riachos
Justiça obriga secretária de Educação do Passo de Camaragibe fornecer informações da pasta
Relembre caso que condenou Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro
Marcos Pitombo revela que também sofre com perseguição após caso de Isis Valverde
MP recomenda ampliação do efetivo da Guarda Municipal de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
