IML faz campanha para arrecadar brinquedos para crianças vítimas de violência
Ação aproxima sociedade e garante um atendimento humanizado àqueles que vivenciam esse problema

O Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima iniciou nessa segunda-feira (10), mais uma edição da campanha “Resgatando a Alegria de uma Criança”. A ação busca receber doações de brinquedos novos e usados, em boas condições de uso, como bonecas, carrinhos, jogos educativos, entre outros para a brinquedoteca do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) do IML.
Segundo o chefe especial do IML de Maceió, Fernando Marcelo, a campanha existe desde 2014 quando funcionários do próprio órgão decidiram montar um ambiente estruturado destinado ao atendimento prioritário para as crianças encaminhadas a unidade. No espaço são atendidas diariamente crianças de 0 a 12 anos vítimas de violência no Estado.
“Nosso objetivo é despertar o espírito de solidariedade e mobilizar a sociedade para essa causa que é o combate a violência infantil. Mas, principalmente, como integrante da rede de combate aos crimes contra crianças e adolescentes garantir um atendimento humanizado como preconiza a legislação brasileira”, afirmou o chefe do IML.
Todos os brinquedos doados ficarão na brinquedoteca do Naps que é composta por uma sala lúdica e audiovisual, sala de atendimento e um consultório médico. Quando a criança chega ao IML, ela é levada para esse espaço onde são antendidas por psicólogas e assistentes sociais sendo preparada para a realização do exame de corpo de delito pelo médico legista plantonista.
"A idéia é atenuar os efeitos da violência vivida pela criança, ou seja, no Naps, nossos médicos e funcionários buscam atender a vítima de forma acolhedora. No final do atendimento, a criança escolhe um brinquedo de presente, com isso, o estoque de brinquedos diminui consideravelmente, gerando a necessidade de gente fazer a campanha para arrecadar mais brinquedos,", explicou o também medico legista Luiz Mansur.
As doações devem ser feitas na sede do novo Instituto Médico Legal Estácio de Lima que fica na Av. Luiz Avelino Pereira, s/n - Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió, Maiores informações podem ser adquiridas de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas pelo telefone (82) 3315-1544.
Veja também
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
