Museu Nacional recebe teto provisório e terá apoio da Itália para recuperação de acervo
Acordo de cooperação com governo italiano prevê restauração de peças danificadas em incêndio e empréstimo de longo prazo de peças italianas
O Museu Nacional, destruído por um incêndio em setembro do ano passado, já tem um teto provisório. A estrutura foi feita com um material metálico. Além disso, o museu contará com a colaboração do governo italiano para recuperação do acervo.
O Ministério de Cultura da Itália anunciou a colaboração com o Brasil, que inclui desde o trabalho técnico até o empréstimo das peças. Já a nova cobertura irá garantir o trabalho de reforço nas paredes do prédio, e também na construção do teto definitivo.
A Itália enviará ao Rio, em condição de empréstimo por longo prazo, uma seleção de peças que serão expostas no Museu Nacional quando ele estiver pronto para a reabertura. Até lá, a exposição será instalada na Sala Roma do Consulado Geral da Itália, no Centro do Rio. Além do empréstimo das peças, o Ministério da Cultura italiano irá colaborar na restauração de uma Koré, uma importante estátua feminina grega, que foi encontrada em 1853 em um túmulo na Itália e fazia parte do acervo do Museu Nacional. A estátua acabou quebrada no incêndio.
“Como é notório, no Museu Nacional era preservada a preciosa coleção arqueológica que a imperatriz Teresa de Bourbon trouxe como dote de seu casamento com o imperador Pedro II do Brasil. Quase todo este acervo foi destruído no trágico acidente”, destaca nota do Instituto Italiano de Cultura.
Estão envolvidos no acordo de colaboração o Parque Arqueológico de Herculano e o Museu Arqueológico de Napoli.
Simpósio internacional
A cooperação da Itália na recuperação do acervo do Museu Nacional será confirmada no dia 19 de junho, quando acontece no Rio o Simpósio internacional “O museu como laboratório: entre memória, sustentabilidade e inovação”.
Organizado pelo Instituto Italiano de Cultura, o evento contará com a participação da vice-ministra da Cultura da Itália, Lucia Borgonzoni, e de uma delegação de profissionais de importantes museus da Itália. Também participarão do simpósio diretores e curadores dos principais museus do Brasil e da Itália, além de gestores e empreendedores da cultura dos dois países.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
