Josealdo Tonholo é aclamado candidato a reitor da UFAL
A consulta à comunidade acadêmica, popularmente chamada de eleição para reitor, acontece neste segundo semestre de 2019
O professor Josealdo Tonholo, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), será candidato a reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O nome de Tonholo como candidato foi aclamado em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (13) na sede do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), no Campus A. C. Simões da UFAL em Maceió. Participaram da reunião mais de 100 pessoas entre professores, técnicos e estudantes da Universidade, da capital e do interior.
“Este é um projeto coletivo, suprapartidário e devotado à causa da Universidade pública em Alagoas. Um projeto em prol da excelência acadêmica, da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, da internacionalização, de condições dignas de trabalho e estudos para toda a comunidade da UFAL, seja na capital, seja no interior, porque somos uma só instituição, com os mesmos desafios. Precisamos colocar a UFAL no rumo certo, vamos mostrar à comunidade acadêmica nosso projeto e trabalhar para construir a Universidade que queremos, merecemos e precisamos”, afirmou Tonholo.
A consulta à comunidade acadêmica, popularmente chamada de eleição para reitor, acontece neste segundo semestre de 2019. O processo de consulta deve ser concluído antes de novembro, uma vez que a lista tríplice formulada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFAL deve ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) em novembro. O mandato da atual reitora Valéria Correia se encerra em janeiro de 2020.
A reunião reuniu expressivas lideranças da comunidade da UFAL, tanto de Maceió, quanto dos campi do interior. Entre os nomes que referendaram a candidatura de Tonholo estão os dos professores Alexandre Marques, diretor do Centro de Tecnologia (CTEC) e João Carlos Barbirato, ex-diretor do mesmo Centro. Os professores Amauri Barros (Instituto de Matemática), Gaus Lima (Centro de Ciências Agrárias), José Vicente Ferreira (Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente), Eliane Cavalcanti (Arapiraca) e Agnaldo José dos Santos (Sertão) também declararam apoio à candidatura de Josealdo Tonholo.
Josealdo Tonholo
Um dos mais respeitados pesquisadores da UFAL, Josealdo Tonholo é pós-doutor pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, na Inglaterra. Bacharel e licenciado em Química, o docente é mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). É Professor Titular da UFAL e tem atuação destacada nas áreas de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação, Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos.
Tonholo é orientador do quadro permanente dos programas de pós-graduação em Química e Biotecnologia da UFAL, da Rede PROFNIT e da Rede Renorbio. É também membro integrante do INCT- INAMI - Instituto Nacional de Marcadores Integrados, sendo Bolsista de Produtividade DT/CNPq desde 2006. Nacionalmente foi diretor da ANPROTEC (Associação Brasileira de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas). O docente já atuou como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAL.
Desde 2015 Josealdo Tonholo exerce a função de Pró-Reitor do FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
