Prefeitura e Ufal firmam parceria para abrir unidade de saúde
A unidade vai beneficiar a população do Tabuleiro do Martins
Em parceria com a Prefeitura de Maceió, uma Unidade Docente Assistencial (UDA) será inaugurada em breve na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para beneficiar a população do Tabuleiro do Martins, na parte alta da capital. Nesta segunda-feira (01), o prefeito Rui Palmeira e o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, receberam a superintendente do Hospital Universitário (HU), Regina Maria, e a reitora da Ufal, Valeria Correia, para discutir a cooperação técnica que vai ampliar o atendimento médico aos maceioenses.
“Foi uma pauta positiva e a Prefeitura está sempre aberta ao diálogo com a Universidade. A parceria vai levar para a população uma série de especialidades médicas com equipes de Saúde da Família. Será realmente um grande ganho para a parte alta da cidade”, pontuou o prefeito.
Na oportunidade, José Thomaz Nonô destacou os benefícios a partir do funcionamento da UDA. “Estamos trabalhando há um ano essa parceria com a Ufal. Nós temos um diálogo importante e a inauguração da UDA vai beneficiar todo o entorno da Ufal. Os pacientes serão atendidos com a supervisão da academia e isso vai ser bom para os alunos desenvolver as atividades”, frisou.
“Com a parceria, teremos duas equipes da Saúde da Família para atender toda a região do Tabuleiro que necessita muito desse tipo de serviço público. A Ufal é um espaço de ensino e pesquisa e estará de mãos dadas com a Prefeitura inaugurando esse espaço importante para a saúde pública de Maceió”, frisou a reitora.
Convênio
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar a contratualização de serviços entre o Hospital Universitário e o Município. “Vamos alinhar o atendimento, sobretudo do Centro de Oncologia. Queremos cada vez mais atentar para o problema do câncer e, em Maceió, somente o HU e a Santa Casa atendem esses pacientes”, acrescentou Rui Palmeira.
“É um importante convênio de contratualização que a Prefeitura realiza. Sem isso, a gente não consegue ampliar os serviços. A cooperação técnica consiste numa inserção mútua de servidores, porque temos alguns servidores da Ufal que estão cedidos ao Município e alguns do Município são cedidos ao Hospital”, explicou a superintendente do Hospital Universitário.
A gestora ressaltou que, por meio da contratualização, a comunidade será beneficiada com os melhores profissionais. “Quanto melhor for a contratualização com a Saúde, melhor para a população, porque o HU é público e de alta complexidade, é conhecido pela população e é referência em vários serviços”, complementou Regina Maria.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
