Vereador notifica Agência de Mineração e cobra fiscalização nos estudos dos sonares da Braskem
Os estudos integram o pedido da CPRM nos 35 poços de extração de salgema para atestar a subsidência
O presidente da Comissão Especial de Investigação (CEI), que investiga as causas das rachaduras nos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, vereador Francisco Sales (PPL), enviou uma notificação ao gerente regional da Agência Nacional de Mineração em Alagoas para que o órgão se posicione sobre a fiscalização nos estudos dos sonares realizados pela Braskem.
Os estudos integram o pedido da CPRM nos 35 poços de extração de salgema para atestar a subsidência e, segundo o parlamentar, a empresa tem conduzido os trabalhos sem nenhum tipo de fiscalização. "Hoje tivemos uma importante reunião da CEI com o geólogo Thales Sampaio que nos detalhou alguns pontos sobre o problema, principalmente sobre a ausência dos estudos de todos os sonares dos 35 poços, o que impossibilita a conclusão dos estudos sobre uma possível estabilidade dessas áreas afetadas", afirma Francisco Sales.
Durante a reunião, o geólogo Thales Sampaio colocou que somente com as informações dos sonares poderá se concluir qual a proporção do vazio existente na região das minas de extração.
Saída de moradores
Dentre os pontos informados durante a reunião, a CPRM voltou a reforçar a recomendação da evacuação total dos moradores de Mutange diante da conclusão dos estudos realizados. A região do Mutange passou a ser considerada a mais crítica diante do afundamento do solo.
"Só estamos constatando que a saída daqueles moradores é muito urgente. Se acontecer uma tragédia quem serão responsáveis pelas vidas dos moradores?", questionou Francisco Sales.
O vereador cobrou durante a sessão desta quarta-feira (18) uma explicação da prefeitura de Maceió porque ainda não realizou a remoção diante da recomendação da CPRM e da chegada das chuvas.
Veja também
Últimas notícias
Mais de 150 estudantes da Uncisal podem ser afetados por ação que questiona regra de ingresso
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vídeo mostra momento em que motociclista morre ao cair do veículo na BR-101 em Messias
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
STF retoma nesta quarta (17) julgamento para definir regras sobre big techs
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
