Órgãos cobram ao CNJ celeridade no processo de bloqueio de bens da Braskem
Defensores e promotores públicos explicam que o processo se encontra em um verdadeiro hiato de jurisdição
A Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público do Estado de Alagoas ingressaram na semana passada com uma representação ao presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao colegiado do Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão do CNJ, solicitando providências diante da ausência de apreciação de tutela de urgência que envolve a empresa Braskem, enquanto se discute em qual esfera jurídica o processo será julgado.
Os defensores e promotores públicos explicam que o processo se encontra em um hiato de jurisdição. “A Justiça Federal não decide porque a competência é da Justiça Estadual (como já reconheceu); a Justiça Estadual de 1º grau não decide porque não tem autos e, por seu turno, o eg. Tribunal de Justiça de Alagoas, mesmo tendo autos recursais, determinou aguardar retorno dos autos “principais” da Justiça Federal”, argumentam.
Eles também ressaltam que os valores bloqueados são dividendos, isto é, lucro, juridicamente previsto como mecanismo de remuneração do capital, sem qualquer finalidade de crescimento para sustentação da estrutura de capital da empresa.
Os defensores e promotores recordam também que a situação nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro é uma autêntica tragédia em curso, desenrolando-se diariamente aos olhos de uma população em pânico e desamparo.
Para os órgãos, o vácuo judicial abre as portas para que diretores da Braskem faça movimentações e atos societárias, patrimoniais e de disposição que claramente ameaçam a higidez econômica da empresa envolvida para efeito das futuras indenizações.
Veja também
Últimas notícias
Criminosos furtam residência na zona rural de Limoeiro de Anadia e prejuízo chega a R$ 10 mil
Moradora de rua é assassinada com tiro na cabeça no Clima Bom, em Maceió
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
