Marx Beltrão se reúne com INSS e reivindica pagamento imediato de seguro defeso
Criado para dar garantias de renda aos pescadores artesanais de todo o país, o seguro defeso é o benefício destinado aos profissionais que ficam impossibilitados de trabalhar no período de defeso
Em reunião realizada nesta terça-feira (18) na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Brasília, o deputado federal Marx Beltrão reivindicou da direção do Instituto o pagamento imediato do seguro defeso aos pescadores alagoanos. A estimativa é de que cerca de 40 mil pescadores de todo o estado estejam sendo prejudicados com o não pagamento do benefício.
“Os pescadores precisam receber o seguro defeso. Me desculpe o desabafo, mas a gente recebe esta cobrança em Alagoas. A gente anda lá em qualquer lugar que tenha pescador e está todo mundo revoltado. A gente precisa de menos discurso e mais ação na ponta para que o INSS possa pagar o seguro defeso. O seguro não é favor, é lei. E o governo precisa fazer sua obrigação de pagar” disse Marx durante a reunião.
Ainda segundo o parlamentar, “se há irregularidades em alguns pagamentos, cabe ao INSS coibir, corrigir e punir quem porventura recebe irregularmente o seguro defeso. O que não pode é deixar de pagar a quem tem direito e recebe corretamente o benefício. Até mesmo porque a imensa maioria dos pescadores beneficiados é composta por gente honesta e trabalhadora, que de fato exerce a atividade da pesca e está sendo prejudicada por não estar recebendo o seguro defeso” reiterou Marx Beltrão.
Criado para dar garantias de renda aos pescadores artesanais de todo o país, o seguro defeso é o benefício destinado aos profissionais que ficam impossibilitados de trabalhar no período de defeso – meses em que a pesca para fins comerciais é proibida devido à reprodução dos peixes. De acordo com a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, 949.306 pescadores recebem o auxílio atualmente. São eles os responsáveis pela produção de 760 mil toneladas de pescado por ano. O benefício corresponde ao valor de um salário mínimo e é administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
