Marx Beltrão se reúne com INSS e reivindica pagamento imediato de seguro defeso
Criado para dar garantias de renda aos pescadores artesanais de todo o país, o seguro defeso é o benefício destinado aos profissionais que ficam impossibilitados de trabalhar no período de defeso
Em reunião realizada nesta terça-feira (18) na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Brasília, o deputado federal Marx Beltrão reivindicou da direção do Instituto o pagamento imediato do seguro defeso aos pescadores alagoanos. A estimativa é de que cerca de 40 mil pescadores de todo o estado estejam sendo prejudicados com o não pagamento do benefício.
“Os pescadores precisam receber o seguro defeso. Me desculpe o desabafo, mas a gente recebe esta cobrança em Alagoas. A gente anda lá em qualquer lugar que tenha pescador e está todo mundo revoltado. A gente precisa de menos discurso e mais ação na ponta para que o INSS possa pagar o seguro defeso. O seguro não é favor, é lei. E o governo precisa fazer sua obrigação de pagar” disse Marx durante a reunião.
Ainda segundo o parlamentar, “se há irregularidades em alguns pagamentos, cabe ao INSS coibir, corrigir e punir quem porventura recebe irregularmente o seguro defeso. O que não pode é deixar de pagar a quem tem direito e recebe corretamente o benefício. Até mesmo porque a imensa maioria dos pescadores beneficiados é composta por gente honesta e trabalhadora, que de fato exerce a atividade da pesca e está sendo prejudicada por não estar recebendo o seguro defeso” reiterou Marx Beltrão.
Criado para dar garantias de renda aos pescadores artesanais de todo o país, o seguro defeso é o benefício destinado aos profissionais que ficam impossibilitados de trabalhar no período de defeso – meses em que a pesca para fins comerciais é proibida devido à reprodução dos peixes. De acordo com a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, 949.306 pescadores recebem o auxílio atualmente. São eles os responsáveis pela produção de 760 mil toneladas de pescado por ano. O benefício corresponde ao valor de um salário mínimo e é administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social.
Veja também
Últimas notícias
Cabo Bebeto aponta falta de repasses do Estado a projeto da UFAL que acolhe animais vítimas de maus-tratos
Justiça de SP decreta interdição de FHC e nomeia filho como curador provisório
Vizinho é preso ao tentar beijo forçado de menor no Litoral Norte de Maceió
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que não podem atuar
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
