Projeto de Lei quer indenizar Guarda Municipal que trabalhar durante folga
Documento foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta (21)
A Prefeitura de Maceió encaminhou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei (PL) que cria o Serviço Indenizado de Adesão Voluntária (SIAV) para a Guarda Municipal da ativa, visando propor indenização aos profissionais que voluntariamente, desde que em período de folga, sejam empregados nas atividades do órgão. O PL foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), desta sexta-feira (21).
Segundo a publicação, o valor pago referente à jornada do SIAV não integrará o salário base, nem sofrerá a incidência de contribuição previdenciária, sendo proibida a sua incorporação aos vencimentos, a qualquer título ou fundamento, e, ainda, que o serviço em referência tem caráter eventual, respeitando o quantitativo fixo de oito horas diárias e o máximo de oito jornadas mensais por membro da Guarda Municipal.
Para concorrer à escala de serviço voluntário, o membro da Guarda Municipal deverá ter usufruído folga correspondente a mesma quantidade de horas trabalhadas em atividade operacional ou administrativa, e não estar escalado para qualquer atividade no período de 12 horas seguintes à execução do SIAV.
Ainda segundo o PL, o SIAV ocorrerá em eventos previsíveis, que exijam reforço às escalas e em pontos e locais com grande demanda de fiscalização ou operação. "A participação do membro da Guarda Municipal em atividades extraordinárias, como catástrofes, festividades, grandes acidentes, incêndios, não enseja a concessão da indenização prevista nesta Lei'', traz trecho da publicação.
Cada diária terá o valor de R$ 160,00, que corresponde a oito horas, sendo revisado, anualmente, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou outro índice que vier a sucedê-lo. "A indenização (...) será paga no mês subsequente ao do serviço realizado e será lançado na conta corrente do membro da Guarda Municipal, vedada sua cumulatividade com qualquer outra verba de caráter indenizatório".
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
