Plano Operativo do Hospital da Mulher será discutido em sessão especial
A sessão será transmitida ao vivo pela TV Assembleia

O Plano Operativo do Hospital da Mulher será apresentado e discutido nesta sexta-feira (28), às 9h, na Assembleia Legislativa, durante sessão especial proposta pela deputada Jó Pereira (MDB). A ideia é mostrar à sociedade detalhes acerca do planejamento, financiamento e gestão da unidade hospitalar, que funcionará ao lado da Maternidade Santa Mônica, na capital.
A sessão será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e também no Instagram oficial da parlamentar (jopereira_), com link para página no Youtube, que pode ser compartilhado por qualquer internauta.
O plano será apresentado pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, a quem o gabinete da parlamentar já solicitou, por meio de ofício, a divulgação de algumas informações, a exemplo de quais procedimentos e consultas serão ofertados; a estimativa mensal do número de atendimentos; e se há previsão para realização de exames e procedimentos relativos ao diagnóstico do câncer, principalmente o de mama, colo do útero e tireoide.
O gestor da Sesau também deve orientar a população sobre o acesso das pacientes aos serviços do hospital e sobre possíveis procedimentos relacionados ao planejamento reprodutivo (laqueaduras e colocação de DIU), além de detalhar se a unidade terá laboratório próprio ou terceirizado, informando, neste caso, o andamento do processo.
“A nossa expectativa é que o hospital atenda as principais demandas das mulheres, não tendo apenas um caráter obstetra, pois, dentro da saúde feminina, uma das áreas mais carentes e que mais tem afligido a nós, mulheres, é a oncologia. Esperamos que, quando inaugurada, essa nova unidade hospitalar realmente contemple avanços e seja um marco no atendimento às alagoanas”, disse Jó.
Lembrando a emenda ao Orçamento, conquistada recentemente pelo Parlamento, que destina 1% dos recursos do Orçamento Anual do Estado (mais de R$ 100 milhões) para o atendimento oncológico, a deputada reforçou o sentido de apoio orçamentário a novas ações ligadas a oncologia.
Veja também
Últimas notícias

Ex-senador preso por estuprar a filha vai para prisão domiciliar

“Vivendo uma tortura”, diz irmã de adolescente desaparecida há 10 dias

Bombardeio dos EUA a porto mata dezenas no Iêmen

Polícia Civil efetua prisão em flagrante por violência doméstica em Maceió

Incêndio em lancha deixa dez pessoas feridas na praia de Maragogi

Suspeito foragido da Justiça de Mato Grosso é preso em Porto Calvo após abordagem do Pelopes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
