Plano Operativo do Hospital da Mulher será discutido em sessão especial
A sessão será transmitida ao vivo pela TV Assembleia
O Plano Operativo do Hospital da Mulher será apresentado e discutido nesta sexta-feira (28), às 9h, na Assembleia Legislativa, durante sessão especial proposta pela deputada Jó Pereira (MDB). A ideia é mostrar à sociedade detalhes acerca do planejamento, financiamento e gestão da unidade hospitalar, que funcionará ao lado da Maternidade Santa Mônica, na capital.
A sessão será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e também no Instagram oficial da parlamentar (jopereira_), com link para página no Youtube, que pode ser compartilhado por qualquer internauta.
O plano será apresentado pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, a quem o gabinete da parlamentar já solicitou, por meio de ofício, a divulgação de algumas informações, a exemplo de quais procedimentos e consultas serão ofertados; a estimativa mensal do número de atendimentos; e se há previsão para realização de exames e procedimentos relativos ao diagnóstico do câncer, principalmente o de mama, colo do útero e tireoide.
O gestor da Sesau também deve orientar a população sobre o acesso das pacientes aos serviços do hospital e sobre possíveis procedimentos relacionados ao planejamento reprodutivo (laqueaduras e colocação de DIU), além de detalhar se a unidade terá laboratório próprio ou terceirizado, informando, neste caso, o andamento do processo.
“A nossa expectativa é que o hospital atenda as principais demandas das mulheres, não tendo apenas um caráter obstetra, pois, dentro da saúde feminina, uma das áreas mais carentes e que mais tem afligido a nós, mulheres, é a oncologia. Esperamos que, quando inaugurada, essa nova unidade hospitalar realmente contemple avanços e seja um marco no atendimento às alagoanas”, disse Jó.
Lembrando a emenda ao Orçamento, conquistada recentemente pelo Parlamento, que destina 1% dos recursos do Orçamento Anual do Estado (mais de R$ 100 milhões) para o atendimento oncológico, a deputada reforçou o sentido de apoio orçamentário a novas ações ligadas a oncologia.
Veja também
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
