Rodrigo Cunha vai a ministro pedir ajuda da Petrobras para famílias do Pinheiro
O senador solicitou a intervenção da Petrobras para que haja uma definição técnica
O senador Rodrigo Cunha esteve na tarde desta terça-feira com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pedindo o apoio técnico da Petrobras para agilizar soluções para as famílias do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. O senador solicitou a intervenção da Petrobras para que haja uma definição técnica que responda a uma das grandes inquietações das famílias desses bairros, que é se os que tiveram de deixar suas casas terão segurança para voltar.
Como é acionista da Braskem, no entendimento do senador Rodrigo, a Petrobras pode ajudar a encontrar saídas para mitigar o drama vivido pelos moradores do Pinheiro e adjacências. O ministro, que já vem acompanhando a situação desde o início do ano, comprometeu-se em conversar sobre o assunto com o presidente da estatal.
O senador citou o trabalho da CPRM (Serviço Geológico do Brasil), que deu um laudo técnico sobre as causas das rachaduras nas casas e comércios dos bairros, relacionando o fenômeno à exploração do sal-gema pela Braskem. E comentou que há providência em andamento, como o aluguel social, e a construção, pela prefeitura, de casas do Minha Casa Minha Vida. Mas ressaltou que muitos ainda carecem de respostas, e há a necessidade de as famílias terem segurança para planejar suas vidas de agora em diante.
“As pessoas estão vivendo um drama sem fim, que não se resume à questão financeira. Estamos falando de vínculos emotivos que os moradores do bairro construíram ao longo de muitos anos. A insegurança das pessoas hoje está relacionada à dúvida sobre se voltarão para suas casas um dia”, relatou o senador Rodrigo ao ministro.
O ministro Bento Albuquerque demonstrou sensibilidade em relação ao problema que afeta pelo menos 30 mil pessoas em Maceió, e pelo menos 2 mil estabelecimentos comerciais. E contou que esta semana terá uma nova reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para tratar da situação do Pinheiro.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
