Golfinhos e baleias dão show em Copacabana no Rio de Janeiro
Grupo de pesquisadores se surpreendeu com a quantidade de golfinhos que nadavam em bando; jovem baleia jubarte se juntou ao bando em momento único

Cerca de 500 golfinhos-pintados-do-Atlântico foram avistados por pesquisadores da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) na última sexta-feira, 12/07, durante um patrulhamento marítimo na região da Praia de Copacabana.
Os animais são comuns na região, mas nunca foram avistados tantos golfinhos da mesma espécie nadando em bando pela região. Durante o percurso, uma baleia jubarte também surgiu e acompanhou a embarcação e os golfinhos em um verdadeiro show de giros e malabarismos.
“Nos 27 anos do Maqua-Uerj foi a primeira vez que um grupo tão grande de (golfinhos) pintados nos acompanhou. Logo depois algo muito especial aconteceu: eles encontraram uma jovem baleia-jubarte e começaram uma linda brincadeira. Imagens raríssimas que compartilhamos com vocês”, diz a publicação da página do laboratório.
O oceanógrafo David Zee, explica que nessa época do ano é comum que grupos de cetáceos deixem as águas frias da Patagônia e do Polo Sul, e procurem águas mais quentes para procriar.
“Eles estão fazendo exatamente a rota de migração de Sul para Norte, eles saem das águas frias da Patagônia e do Polo Sul e vão para águas mais quentes, as baleias, principalmente, indo em direção à Abrolhos, na Bahia, e durante esse trajeto, elas passam pela costa de vários estados brasileiros, principalmente no Rio de Janeiro, que a costa é de Leste para Oeste, e começam se projetar mais mar adentro. Com isso, a rota dos golfinhos e das baleias começa a se aproximar do litoral, por causa dessa morfologia geográfica que projeta-se em direção ao meio do Atlântico”, afirma o oceanógrafo, que ainda diz que a procura pelo litoral brasileiro só acontece devido às boas condições dos mares.
Veja também
Últimas notícias

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
