Híbrido raro entre baleia e golfinho é flagrado nadando em ilha do Havaí
Pesquisadores do Cascadia Research Collective realizaram biópsia e alegaram que animal é cruzamento entre uma baleia-cabeça-de-melão e um golfinho-de-dentes-rugosos

Pesquisadores norte-americanos acreditam ter identificado o primeiro hibrido de baleia e golfinho já documentado e visto nos mares até o momento. De acordo com estudiosos da Cascadia Research Collective, a criatura flagrada nadando na costa do Kauai, no Havaí, em agosto do ano passado, é o cruzamento entre uma baleia-cabeça-de-melão e um golfinho-de-dentes-rugosos.
Segundo informações do Daily Mail , o potencial cruzamento entre baleia e golfinho tem características específicas de ambas as espécies. Tanto a pigmentação quanto a morfologia sugerem que esse, de fato, é o primeiro híbrido entre a subordem Mysticeti e a família Delphinidae .
"Fizemos uma biópsia e comparamos a amostra coletada do híbrido com os animais das espécies mais parecidas. Com as análises, descobrimos que a criatura tem o genótipo esperado para um híbrido F1 em 11 de 14 posições de nucleotídeos", escreveram os autores. "Esse é o primeiro híbrido descoberto entre essas duas espécies”, acrescentaram.
O autor principal do projeto, Robin Baird, afirmou que híbridos entre diferentes espécies de baleias e golfinhos não são incomuns, já que alguns casos já foram estudados anteriormente. Entretanto, ressaltou que este é o primeiro caso de um cruzamento entre as espécies citadas e o terceiro caso geneticamente confirmado, sem intervenções científicas.
Ao The Garden Island , a equipe disse que essa é a descoberta mais inusitada que já fez. O grupo expôs que, para detectar a espécie do animal, passou a acompanhá-lo durante oito dias e que, durante o período, pode avistar outras subespécies nunca vistas em ilhas havaianas , como os golfinhos-pintados-pantropicais e as baleias-cabeça-de-melão.
Os especialistas ainda capturaram acústicas de vocalizações dos animais na área, e realizaram um monitoramento por meio do Pacific Missile Range Facility.
“Não sabemos como esse híbrido de baleia e golfinho vive nessa área. É primeira vez que tivemos contato, e não foi de forma direta. Acho que para afirmarmos o que o animal é de fato, precisaríamos estar na água com ele”, concluiu Baird. A equipe de estudos retornará a costa do Kauai no próximo mês para coletar dados adicionais sobre os novos habitantes marinhos.
Veja também
Últimas notícias

STF restabelece aumento do IOF e anula suspensão do Congresso, mas barra imposto sobre 'risco sacado'

Festa familiar termina com morte por atropelamento e prisão por embriaguez ao volante no interior de AL
![[Vídeo] Prefeito de Feira Grande garante avanços na educação com a repactuação e retomada de creches](https://img.7segundos.com.br/t6Kn6P7oA84iDgR9yYdtU6cP1gs=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-07-17-as-070443.png)
[Vídeo] Prefeito de Feira Grande garante avanços na educação com a repactuação e retomada de creches
![[Vídeo] Líder de facção suspeito de envolvimento no desaparecimento de Kelly Kethyn é preso na Bahia](https://img.7segundos.com.br/-laUHg1kycXGc6Hr2L-KD-wKthM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-07-17-as-065848.png)
[Vídeo] Líder de facção suspeito de envolvimento no desaparecimento de Kelly Kethyn é preso na Bahia

Homem é preso após ameaçar 'beber o sangue' da ex-companheira em Arapiraca

Homem consegue fugir por mata durante cumprimento e mandado judicial em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
