Híbrido raro entre baleia e golfinho é flagrado nadando em ilha do Havaí
Pesquisadores do Cascadia Research Collective realizaram biópsia e alegaram que animal é cruzamento entre uma baleia-cabeça-de-melão e um golfinho-de-dentes-rugosos

Pesquisadores norte-americanos acreditam ter identificado o primeiro hibrido de baleia e golfinho já documentado e visto nos mares até o momento. De acordo com estudiosos da Cascadia Research Collective, a criatura flagrada nadando na costa do Kauai, no Havaí, em agosto do ano passado, é o cruzamento entre uma baleia-cabeça-de-melão e um golfinho-de-dentes-rugosos.
Segundo informações do Daily Mail , o potencial cruzamento entre baleia e golfinho tem características específicas de ambas as espécies. Tanto a pigmentação quanto a morfologia sugerem que esse, de fato, é o primeiro híbrido entre a subordem Mysticeti e a família Delphinidae .
"Fizemos uma biópsia e comparamos a amostra coletada do híbrido com os animais das espécies mais parecidas. Com as análises, descobrimos que a criatura tem o genótipo esperado para um híbrido F1 em 11 de 14 posições de nucleotídeos", escreveram os autores. "Esse é o primeiro híbrido descoberto entre essas duas espécies”, acrescentaram.
O autor principal do projeto, Robin Baird, afirmou que híbridos entre diferentes espécies de baleias e golfinhos não são incomuns, já que alguns casos já foram estudados anteriormente. Entretanto, ressaltou que este é o primeiro caso de um cruzamento entre as espécies citadas e o terceiro caso geneticamente confirmado, sem intervenções científicas.
Ao The Garden Island , a equipe disse que essa é a descoberta mais inusitada que já fez. O grupo expôs que, para detectar a espécie do animal, passou a acompanhá-lo durante oito dias e que, durante o período, pode avistar outras subespécies nunca vistas em ilhas havaianas , como os golfinhos-pintados-pantropicais e as baleias-cabeça-de-melão.
Os especialistas ainda capturaram acústicas de vocalizações dos animais na área, e realizaram um monitoramento por meio do Pacific Missile Range Facility.
“Não sabemos como esse híbrido de baleia e golfinho vive nessa área. É primeira vez que tivemos contato, e não foi de forma direta. Acho que para afirmarmos o que o animal é de fato, precisaríamos estar na água com ele”, concluiu Baird. A equipe de estudos retornará a costa do Kauai no próximo mês para coletar dados adicionais sobre os novos habitantes marinhos.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
