Híbrido raro entre baleia e golfinho é flagrado nadando em ilha do Havaí
Pesquisadores do Cascadia Research Collective realizaram biópsia e alegaram que animal é cruzamento entre uma baleia-cabeça-de-melão e um golfinho-de-dentes-rugosos
Pesquisadores norte-americanos acreditam ter identificado o primeiro hibrido de baleia e golfinho já documentado e visto nos mares até o momento. De acordo com estudiosos da Cascadia Research Collective, a criatura flagrada nadando na costa do Kauai, no Havaí, em agosto do ano passado, é o cruzamento entre uma baleia-cabeça-de-melão e um golfinho-de-dentes-rugosos.
Segundo informações do Daily Mail , o potencial cruzamento entre baleia e golfinho tem características específicas de ambas as espécies. Tanto a pigmentação quanto a morfologia sugerem que esse, de fato, é o primeiro híbrido entre a subordem Mysticeti e a família Delphinidae .
"Fizemos uma biópsia e comparamos a amostra coletada do híbrido com os animais das espécies mais parecidas. Com as análises, descobrimos que a criatura tem o genótipo esperado para um híbrido F1 em 11 de 14 posições de nucleotídeos", escreveram os autores. "Esse é o primeiro híbrido descoberto entre essas duas espécies”, acrescentaram.
O autor principal do projeto, Robin Baird, afirmou que híbridos entre diferentes espécies de baleias e golfinhos não são incomuns, já que alguns casos já foram estudados anteriormente. Entretanto, ressaltou que este é o primeiro caso de um cruzamento entre as espécies citadas e o terceiro caso geneticamente confirmado, sem intervenções científicas.
Ao The Garden Island , a equipe disse que essa é a descoberta mais inusitada que já fez. O grupo expôs que, para detectar a espécie do animal, passou a acompanhá-lo durante oito dias e que, durante o período, pode avistar outras subespécies nunca vistas em ilhas havaianas , como os golfinhos-pintados-pantropicais e as baleias-cabeça-de-melão.
Os especialistas ainda capturaram acústicas de vocalizações dos animais na área, e realizaram um monitoramento por meio do Pacific Missile Range Facility.
“Não sabemos como esse híbrido de baleia e golfinho vive nessa área. É primeira vez que tivemos contato, e não foi de forma direta. Acho que para afirmarmos o que o animal é de fato, precisaríamos estar na água com ele”, concluiu Baird. A equipe de estudos retornará a costa do Kauai no próximo mês para coletar dados adicionais sobre os novos habitantes marinhos.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
