Lei permite cassar alvarás de lojas que vendem produtos ilícitos em Maceió
Lei foi promulgada pelo Legislativo de Maceió e publicada no Diário Oficial
Foi promulgada pelo presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Kelmann Vieira de Oliveira (PSDB), a Lei nº 6.908, de 15 de julho de 2019, de autoria do vereador Luciano Marinho (Podemos), que permite a cassação da licença de funcionamento e de alvará de estabelecimentos que forem flagrados comercializando, adquirindo, transportando, estocando ou revedendo produtos oriundos de furto ou roubo.
De acordo com a matéria publicada no Diário Oficial do Município (DOM), desta terça-feira (16), constatadas irregularidades pela fiscalização municipal, poderão ser realizadas a cassação da licença de funcionamento e alvará para exercício de atividade econômica, "como medida acautelatória dos interesses da administração fiscal".
O cancelamento também poderá ocorrer se constatadas as irregularidades através de matérias veiculadas na imprensa, sendo que, neste caso, a fiscalização deverá solicitar os boletins de ocorrência aos órgãos de segurança pública que efetuarem a apreensão. Neste caso, o município deverá iniciar um processo administrativo, notificando o infrator, que deverá apresentar a defesa para o caso.
O estabelecimento permanecerá fechado enquanto o responsável legal fizer a sua defesa e, caso não regularize dentro do prazo estipulado, a autoridade competente iniciará a cassação da licença de funcionamento e o alvará para exercício da atividade econômica. Se após o trânsito em julgado do processo administrativo forem constatadas infrações, não caberá restituição de eventual crédito tributário utilizado pelo estabelecimento infrator.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
