IMA analisa material recolhido em caminhões apreendidos pela Deic
Resultados da análise ficam prontos entre 15 e 30 dias
Técnicos de Laboratório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) iniciaram, na manhã desta sexta-feira (26), a análise do material apreendido em caminhões apreendidos por agentes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil, em um canavial no bairro Cidade Universitária, em Maceió. As características como odor e fermentação do material coletado indicam que se trata de chorume.
Segundo o IMA, os resultados das análises do material coletado ficam prontos entre 15 e 30 dias e serão encaminhados para compor laudo pericial da Polícia Civil. O chorume é proveniente do aterro de Maceió. O flagrante foi feito, na manhã de quinta-feira (25), por policiais que acionaram o Instituto e solicitaram a coleta das amostras e análises para comprovação. Os técnicos do órgão ficaram impressionados com a situação.
Do ponto de vista ambiental, trata-se de infração gravíssima. Tanto pelos danos causados ao ambiente como a indicação de que o problema estava se repetindo há mais tempo. Isso porque denúncias indicam que, pelo menos três vezes por semana, era despejado o conteúdo de quatro carretas, cada uma com capacidade para armazenar 48 mil litros do líquido.
A responsabilidade pelo aterro de Maceió é da prefeitura da capital que licenciou o empreendimento e deveria realizar fiscalização sobre o mesmo. Entretanto, o Instituto já vinha levantando dados e fazendo averiguações devido a grande quantidade de denúncias referentes a possíveis irregularidades. Após o flagrante, a empresa responsável pela Central de Tratamento de Resíduos de Maceió (CTR Maceió), o aterro sanitário, decidiu suspender os serviços de transporte do material até a conclusão das investigações.
Veja também
Últimas notícias
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
