IMA analisa material recolhido em caminhões apreendidos pela Deic
Resultados da análise ficam prontos entre 15 e 30 dias
Técnicos de Laboratório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) iniciaram, na manhã desta sexta-feira (26), a análise do material apreendido em caminhões apreendidos por agentes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil, em um canavial no bairro Cidade Universitária, em Maceió. As características como odor e fermentação do material coletado indicam que se trata de chorume.
Segundo o IMA, os resultados das análises do material coletado ficam prontos entre 15 e 30 dias e serão encaminhados para compor laudo pericial da Polícia Civil. O chorume é proveniente do aterro de Maceió. O flagrante foi feito, na manhã de quinta-feira (25), por policiais que acionaram o Instituto e solicitaram a coleta das amostras e análises para comprovação. Os técnicos do órgão ficaram impressionados com a situação.
Do ponto de vista ambiental, trata-se de infração gravíssima. Tanto pelos danos causados ao ambiente como a indicação de que o problema estava se repetindo há mais tempo. Isso porque denúncias indicam que, pelo menos três vezes por semana, era despejado o conteúdo de quatro carretas, cada uma com capacidade para armazenar 48 mil litros do líquido.
A responsabilidade pelo aterro de Maceió é da prefeitura da capital que licenciou o empreendimento e deveria realizar fiscalização sobre o mesmo. Entretanto, o Instituto já vinha levantando dados e fazendo averiguações devido a grande quantidade de denúncias referentes a possíveis irregularidades. Após o flagrante, a empresa responsável pela Central de Tratamento de Resíduos de Maceió (CTR Maceió), o aterro sanitário, decidiu suspender os serviços de transporte do material até a conclusão das investigações.
Veja também
Últimas notícias
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
