IMA analisa material recolhido em caminhões apreendidos pela Deic
Resultados da análise ficam prontos entre 15 e 30 dias

Técnicos de Laboratório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) iniciaram, na manhã desta sexta-feira (26), a análise do material apreendido em caminhões apreendidos por agentes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil, em um canavial no bairro Cidade Universitária, em Maceió. As características como odor e fermentação do material coletado indicam que se trata de chorume.
Segundo o IMA, os resultados das análises do material coletado ficam prontos entre 15 e 30 dias e serão encaminhados para compor laudo pericial da Polícia Civil. O chorume é proveniente do aterro de Maceió. O flagrante foi feito, na manhã de quinta-feira (25), por policiais que acionaram o Instituto e solicitaram a coleta das amostras e análises para comprovação. Os técnicos do órgão ficaram impressionados com a situação.
Do ponto de vista ambiental, trata-se de infração gravíssima. Tanto pelos danos causados ao ambiente como a indicação de que o problema estava se repetindo há mais tempo. Isso porque denúncias indicam que, pelo menos três vezes por semana, era despejado o conteúdo de quatro carretas, cada uma com capacidade para armazenar 48 mil litros do líquido.
A responsabilidade pelo aterro de Maceió é da prefeitura da capital que licenciou o empreendimento e deveria realizar fiscalização sobre o mesmo. Entretanto, o Instituto já vinha levantando dados e fazendo averiguações devido a grande quantidade de denúncias referentes a possíveis irregularidades. Após o flagrante, a empresa responsável pela Central de Tratamento de Resíduos de Maceió (CTR Maceió), o aterro sanitário, decidiu suspender os serviços de transporte do material até a conclusão das investigações.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB

Júri popular de pai acusado de matar filho de 4 anos acontece nesta quinta-feira em Maceió

Cibele Moura propõe criação de ambulatórios e protocolo clínico para diagnóstico e tratamento da doença celíaca em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
