IMA analisa material recolhido em caminhões apreendidos pela Deic
Resultados da análise ficam prontos entre 15 e 30 dias
Técnicos de Laboratório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) iniciaram, na manhã desta sexta-feira (26), a análise do material apreendido em caminhões apreendidos por agentes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil, em um canavial no bairro Cidade Universitária, em Maceió. As características como odor e fermentação do material coletado indicam que se trata de chorume.
Segundo o IMA, os resultados das análises do material coletado ficam prontos entre 15 e 30 dias e serão encaminhados para compor laudo pericial da Polícia Civil. O chorume é proveniente do aterro de Maceió. O flagrante foi feito, na manhã de quinta-feira (25), por policiais que acionaram o Instituto e solicitaram a coleta das amostras e análises para comprovação. Os técnicos do órgão ficaram impressionados com a situação.
Do ponto de vista ambiental, trata-se de infração gravíssima. Tanto pelos danos causados ao ambiente como a indicação de que o problema estava se repetindo há mais tempo. Isso porque denúncias indicam que, pelo menos três vezes por semana, era despejado o conteúdo de quatro carretas, cada uma com capacidade para armazenar 48 mil litros do líquido.
A responsabilidade pelo aterro de Maceió é da prefeitura da capital que licenciou o empreendimento e deveria realizar fiscalização sobre o mesmo. Entretanto, o Instituto já vinha levantando dados e fazendo averiguações devido a grande quantidade de denúncias referentes a possíveis irregularidades. Após o flagrante, a empresa responsável pela Central de Tratamento de Resíduos de Maceió (CTR Maceió), o aterro sanitário, decidiu suspender os serviços de transporte do material até a conclusão das investigações.
Veja também
Últimas notícias
Suspeito de tentar assaltar pedreiros de uma obra é espancado por populares em Arapiraca
Operação em AL mira organização interestadual com R$ 400 milhões em movimentações suspeitas
Homem é assassinado a tiros enquanto subia escadaria de grota em Maceió
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
