Tonholo solicita apuração do MPF sobre vídeos caluniosos na eleição da Ufal
Representação com o pedido de Tonholo já foi protocolada junto ao MPF
O professor Josealdo Tonholo, candidato a reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pediu na noite deste domingo (28) apuração por parte do Ministério Público Federal (MPF) da autoria de uma sequência de vídeos caluniosos, todos apócrifos e anônimos, com acusações e narrativas pejorativas contra candidatos à reitoria da instituição. A representação com o pedido de Tonholo já foi protocolada junto ao MPF.
Na noite de domingo, mais um destes vídeos caluniosos e não assinados foi lançado nas redes sociais, desferindo palavras de baixo nível contra a candidata à reitora Valéria Correia. Na sexta-feira (26), um vídeo manipulado e depreciativo com uma montagem e um recorte de imagem tentava associar Josealdo Tonholo a um falso episódio de agressão física a um aluno. Uma semana antes, um outro material apócrifo e denegridor tentava vincular Tonholo à defesa de questões do Partido dos Trabalhadores (PT).
“Salientamos que os padrões impressos nos materiais parecem seguir a mesma lógica de roteiro e de abordagem, ou seja, sem assinatura de candidatura, atentando contra a imagem da Universidade Federal de Alagoas e ridicularizando os candidatos de várias chapas”, afirma o candidato na representação. “É nesse sentido que formulamos a referida denúncia e solicitamos ao MPF, instalar procedimentos para apuração dos crimes acima citados que denigrem a imagem dos Servidores Públicos Federais e da própria Universidade Federal de Alagoas”, atesta o documento.
Na semana passada, material de campanha da Chapa 1, encabeçada por Josealdo Tonholo e pela professora Eliane Cavalcanti, candidata à vice-reitoria, foi depredado no Campus A. C. Simões, em Maceió. A chamada “eleição” para reitor da Ufal, que na verdade é uma consulta simbólica à comunidade acadêmica da instituição, ocorre nos dias 7 e 8 de agosto. Já a eleição de fato para a reitoria da Universidade acontece em outubro e é feita pelo Conselho Universitário, respeitando integralmente a Nota Técnica nº 400/2018 do Ministério da Educação.
Veja também
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
