Prefeitura de Maceió realiza mutirão para população em situação de rua
Ação levou serviços gratuitos para a Praça Multieventos, na Pajuçara
Mais uma Ação POP Rua da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foi realizada nesta segunda-feira(29). A ação é voltada para a população em situação de rua de Maceió e levou serviços gratuitos nas áreas de assistência social, saúde e direitos para a Praça Multieventos, na Pajuçara.
A unidade móvel do Cadastro Único (Cadúnico) atendeu a todos que se dirigiram ao local, dando orientações e fazendo cadastros para inclusão desses usuários da assistência social em programas do governo federal, como o Bolsa Família. As equipes dos Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e o Serviço de Abordagem Social (Seas) da Semas realizaram atendimentos e orientações sobre os serviços ofertados pelo Município para esse público.
A Ação POP Rua contou com muitos parceiros nessa edição. A Secretaria do Estado da Saúde(Sesau) realizou testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite e a Farmácia Drogasil também realizou testes de glicemia e aferição de pressão arterial.
Para o vice-prefeito e secretário da Assistência Social, Marcelo Palmeira, esse momento serviu pra chamar atenção para os serviços de promoção de direitos, inclusão social e acessibilidade, disponibilizados pelo Município. “Essa é a segunda Ação POP Rua que fizemos no mês de julho. Além dos serviços ofertados diariamente para a população em situação de rua, estamos buscando expandir esse atendimento por meio dessas ações mensais e em diferentes bairros de Maceió. Agradecemos a parceria dos voluntários que participaram da ação dando o seu melhor para as pessoas em situação de rua que compareceram ao local”, disse.
O Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de promover a saúde com orientações dadas por uma profissional de enfermagem e uma dentista, levou também muita alegria e cultura para a ação. aconteceram apresentações musicais e de perna de pau.
Segundo o agente social Jadson Rodrigues, o Consultório na Rua trabalha por meio de uma abordagem lúdica para atrair a população em situação de rua de forma acolhedora. “Esse tipo de comunicação é fundamental para a promoção da saúde. Temos seis equipes que atuam em todo Município, com profissionais da área de saúde, que também são músicos, atores e atrizes visando a inserção da população em um contexto cultural por meio de oficinas de artesanato, música e esporte”, explicou.
A Ação POP Rua também leva cuidados de higiene e beleza para a população de rua. Quem compareceu teve a sua disposição o Banho Solidário, um projeto social da Igreja Batista do Pinheiro – que leva banho em um chuveiro móvel para homens e mulheres que vivem nas ruas. Eles também receberam kits de higiene, com sabonete, pasta e escovas de dentes e toalhas ofertados pela Semas. O Instituto Victor Kaio realizou cortes de cabelo masculino e feminino e design de sobrancelhas.
Um das pessoas em situação de rua atendidas foi Edilson Rodrigues de 51 anos.”Moro na rua há quatro anos. Hoje fui atendido no ônibus do Cadastro Único, recebi um kit de higiene e roupas boas. O atendimento foi muito bom e tiraram as dúvidas que eu tinha”, contou.
Durante a ação também foi servido um lanche para quem procurou os serviços. No encerramento houve também distribuição de sopa.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Arapiraca está inscrições abertas para mais dois cursos profissionalizantes
Projeto de incentivo à leitura precisa da doação de carcaças de geladeira
IMA orienta para riscos e regras ao encontrar peixes-boi e tartarugas no litoral de AL
Consumo deve crescer na Copa e impulsionar serviços e casas de aposta
HEA acolhe mais de 780 pessoas no feriadão da Consciência Negra
PM prende faccionado do Comando Vermelho com drogas e colete balístico
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
