Maceioenses contarão com virtualização de atos em cartórios de Registro Civil
Até o fim do ano serviço será ampliado para as cidades do interior
Neste início de agosto, os cartórios de Registro Civil de Maceió iniciaram a utilização do selo digital em seus atos. O Diário Oficial da Justiça desta sexta-feira (02) traz a portaria da Corregedoria-Geral de Justiça que regulariza definitivamente o serviço na capital.
A implantação do selo digital iniciou de forma experimental no Cartório do 1º Distrito da Capital ainda no mês de junho e com os devidos ajustes começou a funcionar nos demais.
“O Sistema DeMaria utilizado na maioria dos cartórios já estava em contato com a equipe de T.I. do Tribunal para realizar as devidas adaptações e estamos prontos para a prestação de um serviço de qualidade para os cidadãos”, disse o presidente da Associação dos Registradores Civis de Alagoas (Arpen-AL), Cleomadson Abreu.
Nos próximos meses a tecnologia será levada para os cartórios do interior, virtualizando os serviços prestados pelos registradores nestas regiões.
O Selo Digital de Fiscalização Extrajudicial é uma solução tecnológica que tem por objetivo principal aperfeiçoar o sistema de controle administrativo da atividade notarial e registral, garantindo a transparência e segurança jurídica aos atos dos Cartórios Extrajudiciais.
O Selo Digital de Fiscalização Extrajudicial é representado, essencialmente, por um código alfanumérico gerado eletronicamente, que é um identificador único, vinculado a cada ato notarial e registral praticado, por qualquer Cartório no âmbito do Estado de Alagoas.