?420 medidas protetivas foram concedidas a vítimas de violência doméstica em Maceió
Na avaliação do juiz José Miranda Santos Júnior, as mulheres estão denunciando mais as agressões sofridas

O Juizado da Mulher de Maceió concedeu, de janeiro a julho deste ano, 420 medidas protetivas para vítimas de violência doméstica. Na avaliação do juiz José Miranda Santos Júnior, auxiliar da unidade, o número é alto, o que mostra que as mulheres estão mais conscientes e denunciando mais as agressões.
“Sempre entram processos e isso quer dizer que as mulheres estão registrando a violência sofrida. Há também uma rede de proteção que faz com que constantemente tenhamos campanhas chamando a atenção para o problema da violência doméstica”, explicou o magistrado.
Segundo José Miranda, a medida protetiva mais comum é a que obriga o agressor a manter distância da vítima. “Os processos têm sido efetivos, com uma reincidência muito baixa”, completou.
Para o magistrado, a baixa reincidência é fruto de projetos como a Patrulha Maria da Penha, que fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas, e o “Filhos de Maria”, que oferece apoio a famílias em situação de violência doméstica. A atuação da equipe multidisciplinar do Juizado, formada por duas psicólogas e três assistentes sociais, também tem sido importante.
“Nas audiências há sempre a presença de alguém da equipe multidisciplinar, porque a gente tem que parar com esse foco de que tudo o que se tem a fazer é condenar. Às vezes, a pessoa que está aqui está com problemas. E existem vários programas e projetos para as mulheres e homens agressores, para que elas saíam melhores do que chegaram e para que eles saiam melhores e não repitam o que fizeram”.
Para o juiz José Miranda, a violência doméstica é o tipo de crime mais difícil para a segurança pública, porque acontece dentro de casa. "É um crime muitas vezes sem testemunha. É importante as pessoas saberem que em briga de marido e mulher se deve meter a colher sim".
Veja também
Últimas notícias

Homem é brutalmente agredido em briga de rua no centro de Palmeira dos Índios

Homem é preso por suspeita após agredir a mãe em Maceió

Homem com mandado de prisão por homicídio é capturado em operação no Jacintinho

TRE/AL suspende julgamento que pode cassar mandato do deputado Paulão

Deputado Fabio Costa encurrala sócio do “Careca do INSS” em depoimento à CPMI

Com o intuito de reforçar a segurança, prefeito Bebeto Barros assina ordem para curso de especialização da Guarda Civil Municipal
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
