Sessão especial vai discutir formação e carreira de profissionais da Educação
Temas da sessão foram propostos pela deputada por Jó Pereira
A avaliação e o monitoramento do Plano Estadual de Educação (PEE) em relação à formação, valorização e carreira dos profissionais da área serão discutidos durante sessão especial, proposta pela deputada Jó Pereira, na próxima segunda-feira (12), às 15h, no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas.
Na ocasião, Ricardo Lisboa Martins, superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), apresentará os dados referentes ao cumprimento de metas do PEE e o panorama da formação dos profissionais da educação pública em Alagoas. Já o presidente Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Milton Canuto de Almeida, fará uma explanação sobre o tema do encontro.
Essa é a segunda de uma série de sessões especiais sobre o PEE, em vigor até 2025, tendo a primeira delas ocorrido em março deste ano, com o tema “Educação infantil. Direito da criança, obrigação de todos”.
Lembrando que há cinco anos o país gastou tempo, energia e recursos para construção do Plano Nacional de Educação (PNE) e, posteriormente, para construção dos planos estaduais e municipais, Jó frisou a necessidade da avaliação e do acompanhamento das metas desses planejamentos e chamou a atenção para o reflexo direto da formação e da valorização dos profissionais da área na qualidade da educação ofertada às crianças e adolescentes.
“É importante discutirmos o PEE, que traz muitos desdobramentos, enquanto instrumento de gestão, por isso estamos realizando essas sessões especiais. O Plano Estadual é o mais importante planejamento que Alagoas pode ter na área e é por meio dele que conseguiremos garantir, por exemplo, que as crianças estejam em um ambiente de educação integral, sendo a elas proporcionados conhecimento, condição de alimentação e bem-estar social”, frisou a parlamentar.
Devem participar da sessão, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UNCME), Seplag, Ufal, Uneal, de outras universidades e faculdades privadas e de fóruns de educação.
Veja também
Últimas notícias
Governador em exercício visita Campus IV da Uneal em São Miguel dos Campos
TRE/AL suspende retirada de cartazes e materiais de manifestação política na Ufal
Polícia apreende armas de fogo e munições no bairro Canafístula, em Arapiraca
Jovem morre após cair de moto e ser atingida por caminhão no São Jorge
Concurso da Saúde de Alagoas terá provas em 1º de novembro; veja horários
Arapiraca vai investir em motos para fiscais combaterem descarte irregular de lixo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
