Casal é detido por roubar areia de praia em Sardenha, na Itália
O casal enfrenta uma pena de prisão de um a seis anos pelo crime de roubo
Um casal francês foi pego com 40 kg de areia de Sardenha em seu carro. Os dois podem pegar até seis anos de prisão.
De acordo com a BBC, os dois dizem que queriam levar a areia para casa como uma “lembrança” e não perceberam que haviam cometido um crime.
A areia branca da Sardenha, na Itália, é considerada um bem público e é estritamente proibido removê-la da ilha. Durante anos, os moradores reclamaram do roubo de ativos naturais, incluindo areia.
O casal enfrenta uma pena de prisão de um a seis anos pelo crime de roubo. Além disso, há o agravante de ter roubado um bem de utilidade pública.
O comércio de areia, pedras e conchas é ilegal em Sardenha. Bem como geralmente é punível com multas de até € 3.000 (cerca de R$ 13.422).
A polícia encontrou a areia dentro de 14 garrafas de plástico no porta-malas de um SUV pertencente ao casal. De acordo com a polícia eles estavam prestes a embarcar em uma balsa em Porto Torres, em direção a Toulon, na França.
“A areia das praias é um dos maiores atrativos da Sardenha. Há duas ameaças: o nível de erosão, que é em parte induzido pelo aumento do nível da água do mar devido às alterações climáticas; e o segundo é o roubo de areia pelos turistas”, disse Pierluigi Cocco, um cientista de Cagliari, capital da Sardenha, citado pela BBC.
Os turistas, maioritariamente de origem europeia, costumam armazenar a areia, tanto como souvenir, como para a leiloarem na Internet.