Médicos são capacitados para diagnosticar o sarampo
Apesar de Maceió não ter registrado casos da doença, médicos das unidades de saúde da capital participam de um Workshop sobre sarampo nesta quarta-feira (21), às 19h, na sede do Conselho Regional de Medicina (Cremal).
A capacitação foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao Cremal e acontece em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O objetivo é ofertar aos profissionais conhecimento sobre as ações que devem ser desenvolvidas em caso de diagnóstico do sarampo. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local.
Na ocasião serão abordados diagnóstico e tratamento, fluxo de condução desses pacientes e vacinação. “Há mais de 20 anos que a gente não tem sarampo aqui no Município. Então, tem vários médicos que estão trabalhando nas nossas unidades de saúde que nunca viram um caso de sarampo”, explica a secretária Adjunta de Saúde, Nadja Tenório.
O workshop contará com a participação do médico José Maria Constant, infectologista referência em Alagoas, que vai repassar sua experiência a médicos e estudantes. Além disso, a SMS abordará o fluxo de encaminhamento dos pacientes com suspeitas da doença, isto é, onde será feito o diagnóstico, os exames e outros procedimentos, como a vacinação.
“Mesmo sem Maceió ter apresentado casos da doença, nós precisamos tomar todas as medidas necessárias de prevenção e capacitação profissional”, destaca a secretária-adjunta de Saúde do Município, Nadja Tenório.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Rodrigues, esse é um momento de atualização fundamental para os profissionais. “A gente chama atenção para essa capacitação, porque muito desses médicos não estão ainda cientes do fluxo criado pra poder fazer a confirmação dos casos suspeitos e procedimentos do Município. E Maceió vai apresentar uma proposta de fluxo diferente, tendo em vista que ela tem uma rede e uma população maior, por isso é muito importante que os médicos estejam presentes”, frisa.
Vacinação e prevenção
Para manter Maceió longe da área de risco da doença, é necessário prevenir por meio da vacinação contra o sarampo, com a tríplice viral, que ainda imuniza o usuário contra a caxumba e a rubéola. A vacina é disponibilizada gratuitamente durante todo o ano, para crianças e adultos, nas unidades de saúde, dentro do calendário nacional de vacinação.
A vacina é oferecida em duas doses para a faixa etária de 1 a 29 anos e em apenas uma dosagem para a faixa etária dos 30 aos 49 anos, mas quem possui o esquema vacinal completo não precisa de dose adicional. Os profissionais da área da saúde também são imunizados com duas doses.
A Gerência de Imunização da SMS atendeu ainda a uma primeira recomendação do Ministério da Saúde e começou a vacinar as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 1 ano, com viagem marcada para algum dos 53 municípios que apresentam surto ativo de sarampo – nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.
Veja também
Últimas notícias
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Jovem fica ferido após cair de moto no Bosque das Arapiracas
Kel Ferreti apela ao Judiciário para não voltar a ser preso
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Pam Salgadinho disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
