Legislativo municipal aprova PL que cria incentivos fiscais para o Jaraguá
Vereadores aprovaram ainda premiação para escolas da rede municipal e alteração de nomes de ruas

“A prefeitura municipal vem buscando soluções de baixo custo e alto impacto socioespacial para promover, de modo eficiente, a ocupação do bairro do Jaraguá. O objetivo é criar um pacote de incentivos fiscais para que o bairro se torne, novamente, parte importante da rede de relações sociais e econômicas da cidade de Maceió”, diz parte da justificativa do PL do Executivo.
Com a aprovação, o presidente da Casa, vereador Kelmann Vieira (PSDB) destacou mais uma vez a participação efetiva do Legislativo em colaborar com o Executivo, agilizando a tramitação das matérias.
“São iniciativas importantes, sobretudo a que cria a política de incentivos fiscais para empresas voltarem a se instalar aqui em Jaraguá, bairro de grande valor histórico, de acentuada e destacada arquitetura e que já fez, também, parte da boemia de nossa capital. Hoje, infelizmente, ao longo dos anos perdeu um pouco de sua referência, e agora a Câmara aprova PL do Executivo dando incentivos para que novas empresas, pequenos negócios e até pessoas voltem a morar em Jaraguá. Quando nos mudamos do Centro para cá em 2018, também o fizemos para ajudar nesse processo de revitalização da localidade, seguindo o que já havia sido feito pela Prefeitura, que passou a funcionar aqui antes da Câmara”, destacou Kelmann Vieira.
Já sobre a premiação para escolas que atingirem meta 5,0 no IDEB, o presidente da Câmara disse que o PL vai fazer com que as unidades da Rede Municipal de Ensino sigam melhorando o rendimento que tem apresentado ao longo dos últimos anos.
“Em 2013, as escolas municipais de Maceió tiveram crescimento no IDEB de 25% de melhoria; em 2015, o crescimento foi de 37% e, em 2017, subimos para 52%, tudo prova de que as escolas da capital têm se empenhado para que a qualidade do ensino cresça ainda mais. Dessa forma, a iniciativa da Prefeitura em premiar aquelas unidades que atingirem 5,0 no IDEB é uma forma de impulsionar ainda mais a qualidade”, comentou o presidente da Câmara.
DIVERGÊNCIAS
Já o líder do governo na Casa, vereador Samyr Malta (PSDC), destacou a importância do debate entre os parlamentares sobre os pontos divergentes entre situação e oposição. No caso do projeto de incentivos fiscais, o vereador de oposição Francisco Sales (PPL) apresentou três emendas que foram derrubadas em Plenário.
“As divergências existem e devem sempre ser entendidas como naturais, fazem parte do jogo democrático. Estamos todos buscando o melhor para Maceió e, nesse processo, muitas vezes nossas concepções são antagônicas, mas cada um vota de acordo com sua consciência, prevalecendo a vontade da maioria”, avaliou Malta.
Nossa Senhora dos Prazeres - Antes da sessão ordinária desta terça-feira (20), o presidente da Casa recebeu das mãos do padre Tito Régia da paróquia São Miguel Arcanjo, na Colina, a imagem da padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres. No próximo dia 27, se comemora o Centenário da Arquidiocese de Maceió e da padroeira. Este ano, o Poder Legislativo recebeu uma réplica da imagem da santa que vai ficar na Casa de Mário Guimarães.
"Agradeço mais uma vez ao padre Tito por nos trazer a imagem de nossa padroeira e peço a ela que possa nos iluminar aqui na Casa, diante de nossas decisões para o bem de Maceió", destacou Kelmann.
Veja também
Últimas notícias

Câmara retoma sessões e vereadores vão priorizar aprovação de projetos, PPA e Lei Orçamentária

Brisa do Lago recebe serviços do Viver Melhor na Comunidade nesta sexta-feira (22) em Arapiraca

No Dia do Ciclista, Arapiraca celebra avanços na mobilidade urbana

Polícia Científica participa de projeto sobre profissões para inspirar alunos em Arapiraca

Governo do Estado vai instalar seu primeiro Restaurante Popular em Arapiraca

Espetáculo de coral como inclusão social acontece neste final de semana em Viçosa, Paripueira e Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
